quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Comer bem é o melhor remédio

Nunca se falou tanto em boa alimentação como nesse inicio de século. Vocé é o que você come, e nem é preciso citar outros motivos sobre as vantagens de uma alimentação saudável. Por essas e outras, proponho algo bem simples e coerente: receitas fáceis, atraentes e saudáveis que podem auxiliar no tratamento e até prevenir determinadas doenças, pelas qualidades nutricionais e ortomoleculares de seus ingredientes.

Para que sua receita seja realmente saudavel, observe essas dicas:

- Aproveite sempre o líquido de cozimento dos alimentos, pois muitos nutrientes ficam na água - sem contar que o sabor se torna mais apurado.

-Os processos de cocção (fritar, dozinhar, assar, grelhar) devem ter seu tempo minimizado, no intuito de evitar que os alimentos percam suas qualidades nutricionais.

- Prefira sempre alimentos orgânicos, pois crescem sem o uso de pesticidas e herbicidas.

- Cozinhe com temperaturas inferiores a 200° C, pois temperaturas acima desse valor favorecem a formação de nitrosaminas, que são cancerígenas.


DICA DE RECEITA:

SUFLÊ DE QUEIJO MINAS
25 g de margarina light, 20 g de farinha de trigo, 300 ml de leite desnatado, 200 g de queijo minas ralado grosso, 3 ovos, 5 g de sal,2 gr. de noz moscada.
Faça um molho branco espesso: derreta a margarina light e adicione a farinha de trigo misturando bem e fazendo com que cozinhe. Adicione o leite aos poucos, em pequenas quantidades para não empelotar. Cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Adicione metade do queijo ralado e tempere com o sal e a noz-moscada. Acrescente 3 claras em neve incorporando delicadamente. Despeje essa massa sobre uma forma refratária untada e povilhe com o queijo que sobrou. Leve ao forno medio-alto até o suflê crescer e assar. Sirva quente em seguida.

Obs.: Noz-moscada é inibidora de tumores pela presença de lignanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário