quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O amigo da voz

agrião

Na época em que não existiam microfones, os cantores, oradores e atores de toda a Europa encontravam nessa planta o segredo para manter a voz clara e forte. O agrião é também conhecido como erva-rinchão, eríssimo, eríssimo-das-boticas, erva-dos-cantores. Na Europa, é comum nas adjacências das cidades. Pode ser encontrado em terrenos baldios e é conhecido em todo o continente americano.


Pertencente à família das Crucíferas, a planta mede de 40 cm a 1m de altura. Seu caule é rígido e ereto. As folhas são grandes e divididas em vários lóbulos. Já suas flores são pequenas de cor amarela pálida.


O agrião é semelhante à Mostarda, no seu aspecto, sabor e composição. Seu óleo essencial sulfurado em contato com a mucosa da boca e da faringe, provoca por um mecanismo reflexo, maior afluxo de sangue à flor do agriãolaringe e aos brônquios, favorecendo a eliminação da secreção mucosa e a expectoração. As propriedades béquicas do agrião acalma a tosse e combate a irritação da garganta. É antiinflamatório e expectorante. É útil em casos de faringite, rouquidão ou afonia por laringite. Seus melhores resultados são obtidos quando se combina o uso interno por infusão com o externo através de bochechos e gargarejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário