quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Remédio e Alimento

abobora
Desde os tempos de Hipócrates, a abóbora aparece com insistência como medicamento. A aboboreira é uma planta robusta da família das curcubitáceas, muito cultivada nas hortas. De ramos flexíveis e rasterjantes, essa trepadeira possui ramos recobertos de pelos eriçados. Suas folhas são grandes, palmadas, pecioladas e também recobertas de pelos.

O fruto da aboboreira de cor amarelo-alaranjado tem polpa abundante e numerosas sementes. O suco extraído das flores da aboboreira tem propriedades estomacais, sendo também usado externamente contra a dor de ouvido. As folhas e flores maceradas são utilizadas em fricções para tratamento da erisipela.

As sementes são vermífugas. Quando trituradas, fornecem um suco refrigerante, que combate febre e inflamações das vias urinárias. A polpa da aboboreira cozida e usada em emplastros externos, tem o efeito emoliente. Nas sementes da aboboreira, são encontradas substancias ainda desconhecidas que tem a capacidade de diminuir a cabeça da tênia.

FICHA DA PLANTA:
Características: Planta rasteira de folhas membranosas e flores amarelas com fruto de numerosas sementes.

Dicas de Cultivo: Plantio direto (3 sementes por cova) de setembro a janeiro. O espaçamento deve ser de 3 x 2m entre linhas.

Outros Nomes: Jerimum, abóbora-moranga, abóbora amarela. Port.: abóbora, abóbora-porqueira, cabacinha-riscada; Esp.: cabalacera, zapallo, calabacín, pipián, auyama, ayote, purú, sapuyo, vitoriera; Fr.: citrouille, courg; Ing.: pumpkin.

Princípios Ativos: Cucurbitacina, rico em vitamina A que também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo,

Propriedades: Adstringente, laxante, diurética, alcalinizante.

Indicações: A decocção da polpa é indicada nos casos de diarréia e gases; o sumo da polpa para prisão de ventre. O cataplasma das folhas são indicadas em casos de queimaduras, inflamações e dores de ouvido. É um excelente vermífugo, principalmente para crianças. É tônico para o cérebro, fígado, rins e intestinos.

2 comentários:

  1. Thanks.A primeira a acompanhar meu blog.
    Parabens pelo seu blog.Ja aprendi muito com o que voce escreve.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edilza!

    Parabéns pelos artigos esclarecedores,educativos e brilhantes do seu blog.
    Querida amiga,tenho alguns presentinhos(selinhos carinhosos) para você no meu Blogger Mary Pop - http://www.rquintas.blogspot.com.Eles são todos seus,espero que os aceite.
    Ah!Se preferir,copie o vídeo.Ok?
    Sucesso,muita paz,saúde e amor!
    Bjos
    Rose

    ResponderExcluir