quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Cereja das Antilhas

acerolaHá mais de 9 anos atrás plantei minha primeira aceroleira no pequeno quintal da minha casa e frutificava que era uma beleza. Mas, como o espaço era pequeno e queríamos "plantar" uma piscina, a aceroleira foi "replantada" em outro lugar.

A Malphigimia Glabral, nome científico da Acerola, que também é conhecida como cereja-de-Barbados, foi trazida para o nosso país por uma pesquisadora brasileira que se encantou com a planta. Essa cientista, conseguiu trazer uma boa quantidade de sementes, escondidas em sua bagagem. Alguns anos mais tarde, essas sementes germinaram na Universidade Federal Rural de Pernambuco, que a partir de 1984 passou a enviar sementes e instruções de plantio aos agricultores interessados naquela fruta. Desde então, a acerola tornou-se conhecida e ganhou fama em todo o país.

Em 100 gramas de acerola, há de 2000 a 5000 mg de vitamina C. E mais, para cada 100 g de suco veja a quantidade de vitamina C encontrada em cada fruta:
Acerola - 495 mg
Goiaba - 300 mg
Caju - 240 mg
Manga - 70 mg
Limão - 50 mg
Laranja - 40 mg (em média)

A vitamina C é empregada em doses maciças no tratamento auxiliar de grande número de doenças como gripes, resfriados, afecções pulmonares, doenças do fígado e das vias biliares, reumatismos, estresses, diabetes dentre outras. A falta dessa vitamina provoca o enfraquecimento geral do organismo e predispõe a pessoa a uma série de doenças e distúrbios, dentre os quais a fadiga, a irritabilidade e a impotência sexual.
O teor de vitamina C da acerola é tão elevado que bastam duas a quatro frutinhas, consumidas ao natural, para satisfazer as necessidades de uma pessoa adulta.
Quando comprar para seu consumo imediato, prefira as bem vermelhas de pele intacta. Para guardar, prefira as de cor alaranjadas e de textura firme e brilhante.

FICHA DA PLANTA:
Características: Nativa das Antilhas, América Central e do norte da América do Sul, podendo atingir até 3 m. de altura, com tronco se ramificando desde a base. Seu fruto apresenta cor vermelha forte, variando entre tons alaranjados e púrpura.
Dicas de Cultivo: Por ser uma planta rústica e resistente, a acerola se propaga com facilidade em toda parte do mundo. Prefere solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Propaga-se por sementes , estaquia e enxertia por garfagem. Plantar no início ou durante a estação chuvosa.
Outros Nomes: Cereja-das-antilhas, cereja-de-Barbados, cereja-das-índias.
Princípios Ativos: É rica em vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e principalmente vitamina C.
Propriedades: É adstringente, cicatrizante, mineralizante, antianêmica, antiinflamatória, aperiente,
Indicações: Anemias, diabetes, afecções pulmonares, fortalece o sistema imunológico, desgaste físico, combate gripes e resfriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário