segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cajueiro

cajueiro
Árvore nativa do Brasil e típica do litoral nordestino, o cajueiro Anacardium occidentale L., é uma planta da família das anacardiaceas. Seu caule em geral tortuoso e de galhos muito retorcidos, pode chegar a 15 m de altura.

O Nordeste responde por 95% do plantio dessa árvore, sendo os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia os principais produtores. O agronegócio do caju no mundo movimenta cerca de 2,4 bilhões de dólares por ano. No Brasil, 35 mil no campo e 15 mil na indústria.


o maior cajueiro do mundoNa praia de Pirangi, no Rio Grande do Norte, existe um exemplar dessa árvore que tem 8500 m² com um perímetro de aproximadamente 500 m. Visitei há muitos anos Pirangi e fiquei muito impressionada com o tamanho aquela árvore. É tão "diferente" que até ganhou site na internet. Desde o século 16, o cajueiro foi difundido por missionários portugueses na Àfrica Oriental e na Índia, sendo hoje bastante cultivado na região tropical da Terra.

Toda a planta constitui verdadeira panacéia na medicina popular e seu uso pelos índios, como remédio, é anterior aos tempos do Brasil-colônia. As flores do cajueiro contém anacardina. Do cajueiro aproveita-se também a madeira, a casca utilizada contra aftas. A película que envolve a semente (tegumento) possui forte ação antiinflamatória devido a presença da epicatequina.

FICHA DA PLANTA:
Características: Planta originária do baixo Amazonas ou do Nordeste brasileiro. Seu fruto (falso fruto) é apenas seu pedúnculo, que pesa em média 60 gramas, e se apresenta extremamente amarelo ou avermelhado, que é consumido ao natural.
Dicas de Cultivo: Época de plantio é o início da estação chuvosa. Espaçamento: 12 x 12m em triangulação.
Outros Nomes: Caju-da-praia, cajueiro.
Princípios ativos: Proteínas, fibras, carbohidratos, vitaminas, taninos, etc.
Propriedades: Antiinflamatória, depurativa, diurética, expectorante, vermífuga, antidiabética, eupéptica, adstringente.
Indicações: As folhas são indicadas para uso externo no tratamento de feridas e úlceras (decocto). Seus frutos são indicados no tratamento de eczemas, reumatismos, diabetes e avitaminose C, comidos no natural ou em forma de suco. Suas castanhas são indicadas para verrugas e calosidades.

3 comentários:

  1. Não gosto muito de caju , mas o suco , até que bebo ,vez ou outra.

    ResponderExcluir
  2. é possível fazer chá das flores do cajueiro?

    ResponderExcluir
  3. No cajueiro, a decocção das folhas são indicadas para uso externo no tratamento de feridas e úlceras. Seus frutos são indicados no tratamento de eczemas, reumatismos, diabetes e avitaminose C, comidos no natural ou em forma de suco. Suas castanhas são indicadas para verrugas e calosidades. Desconheço o uso das flores. Grata por sua presença. Um abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir