quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Essa fruta vale ouro

ORIGEM

Os indígenas brasileiros a conheciam antes de Cabral. Estudiosos dizem que a bananeira é originaria da Ásia Tropical. Outros acham que surgiu primeiro na América. Outra versão dá conta que comerciantes árabes a introduziram na África há uns 4 mil anos e dali os conquistadores a levaram para diferentes partes do mundo, inclusive a América do Sul. A verdade é que a bananeira á cultivada em toda a região tropical durante os doze meses do ano!

O nome científico da bananeira é Musa paradisiaca. É uma planta arborescente que produz frutos carnosos e saborosos formando cachos. Sua reprodução se dá através de rizomas subterrâneos.

Do tronco da bananeira se extrai uma seiva antiofídica e antidiarréica. Ela combate ainda o catarro da bexiga, hemorragia uterina, laringite e aftas, além de servir como reconstituinte e tônico capilar e muscular.

A banana é nutritiva e energética devido ao seu elevado teor de amido. Quando madura, o amido transforma-se em frutose e glicose. É indicada principalmente para crianças e pessoas que gostam de praticar esportes. Combate tambem a fadiga.

Alguns pesquisadores alemães dizem que o consumo regular e abundante de bananas acaba com alergia de pó e outros elementos em suspensão no ar. No intestino grosso, a banana elimina a putrefação dos resíduos alimentares.

FICHA DA PLANTA:BANANA
Família: Musaceae
Caracteristicas: Sua altura varia de 1,8 a 8m. Dada a característica de emitir sempre novos rebentos, o bananal é permanente na área, porém a bananeira se renova ciclicamente. A banana é consumida mais como alimento energético do que como uma fruta propriamente dita, sendo pobre em proteínas e gorduras. Quando madura, tem cerca de 75% de umidade, 20% de açúcares e até 2% de amido. Há predominância de vitamina C (0,15mg), A (200 U.I.), B (0,50mg), B2 (0,80mg) e niacina.
Dicas de Cultivo: Planta-se o ano todo, com irrigação, ou apenas em período chuvoso, evitando aqueles com temperaturas abaixo de 15ºC. Preferir solos bem drenados, pouco acidentados, livres de geadas, ventos fortes e enchentes.
Principio ativo: É rica em potássio, sódio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, manganês, iodo, cobres e ácido málico, oxálico, acético e butírico.
Propriedades: Vitaminizante, mineralizante, anti-septica, cicatrizante, antianêmica, antiinflamatoria.
Indicações: Gota, nefrite, afecções hepáticas, gastrite, dispepsia, colites, retites utiliza-se os frutos maduros comidos ao natural. Pneumonia, diarréia e disenteria, hemorróidas, queimaduras.

2 comentários:

  1. Quando eu viajo...caminho muito!!
    Imagina a situação muscular das panturrilhas sem o potássio da banana?
    Dá pra perceber o quanto os atletas consomem de babanas dos intervalos das atividades esportivas.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Andrea, a banana além de nutritiva ainda nos fornece fibras para fabrico de papeis especiais. Não é mesmo uma fruta de ouro? Grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir