segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Milho, vale muito e custa pouco

milhoNo México, entre os povos pré-colombianos, chegou até mesmo a ser venerado com status de planta sagrada. Os índios brasileiros também lhe devotavam grande consideração, incluindo-o como um dos ingredientes principais de sua dieta. Nutritivo, delicioso, versátil, seus grãos dourados, protegidos por uma bonita embalagem verde, o milho tem seu lugar assegurado na nossa culinária. O elevado poder energético, associado à riqueza nutricional de seus componentes, torna o milho um cereal muito apropriado para o consumo humano.


O grão de milho carrega a maior parte de suas propriedades nutritivas. Possui as vitaminas do complexo B, cuja deficiência ocasiona falhas de memória e dificuldade de concentração.


Cerca de 70% do grão é formado por amido, que após digerido se transforma em glicose. Contém uma razoável quantidade de fosforo, que é ligado ao crescimento e fortalecimento da estrutura óssea; o iodo, cuja carência produz diminuição do desejo sexual e surgimento do bócio; o ferro, indispensável à fabricação de hemoglobina e também zinco, potássio, selênio e cálcio.


Pão, polenta, pamonha, pipoca, canjica, sorvete, suco, espiga cozida e outras várias dezenas de maneiras saborosas de termos o milho como um dos ingredientes principais de nossa dieta.

FICHA DA PLANTA:

Características: Planta anual com flores masculinas e femininas separadas. As flores femeninas se agrupam em uma espiga, de onde surge um estilete de 20 cm de comprimento. Os estiletes juntos formam o cabelo do milho. Os frutos são os grãos de milho.

Dicas de Cultivo: É plantado de outubro a novembro. 160-180 dias após a semeadura, as plantas já estão bem secas, podendo-se efetuar a colheita.

Outros Nomes: abati, avati. Port.: milho, milho-grosso; Esp.: maiz, choclo; Fr.: mais; Ing.: [indian] corn, maize.

Princípios ativos: Rica em óleos, sais de potássio e tanino, entre outros.

Propriedades: Emoliente e protetor da mucosa intestinal, refreador do metabolismo. É diurético e depurativo. É excelente fonte de ferro, cálcio, enxofre e vitamina C.

Indicações: Combate o hipertireóidismo, anemia, desnutrição, reduz o colesterol, hipertensão arterial, nefrites, gota, etc.

Toxicologia: Os cabelos do milho são desaconselhados para quem sofre de hipertrofia da próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário