sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tangerina

Minhas frutas preferidas: tangerinas e Mangostão
A tangerina é muito mais rica em açúcares, gorduras e proteínas do que a laranja. Apesar de suas propriedades nutritivas, do perfume agradável e do sabor refrescante, não tem ainda a preferencia que merece.

Ela é originária da China e do Japão. Chegou aos países mediterrâneos no início do século XVIII, muito tempo depois das laranjas e dos limões. Além da tangerina comum, há variedades híbridas . A árvore da tangerina atinge até dois metros e pertence a família botânica das Rutaceas.

Segundo o TODAFRUTA, são muitas as espécies popularmente conhecidas como tangerinas ou mandarinas: Cravo e Ponkan (Citrus reticulata Blanco), Dancy (C. tangerina Hort. Ex Tanaka), Satsuma (C. unshiu Marc.); Mexericas do Rio e Montenegrina (C. deliciosa Tenore), e o híbrido Tangor Murcote obtido do cruzamento entre tangerina e laranja (C. sinensis Osbeck x C. reticulata Blanco). tangerina kumquat

As tangerinas Satsuma e a Kumquat, também conhecidas como chinesa ou japonesa, são consumidas bem maduras, inclusive com a casca.


O valor calórico da tangerina é mais elevado do que o da laranja. Por isso é aconselhada para crianças, adolescentes, convalescentes, pessoas com baixo peso e que não têm bom apetite, idosos e desportistas. Vale ressaltar as propriedades da vitamina C: antioxidante, anti-hemorrágica, intervem na formação dos dentes, das cartilagens ósseas e da pele. Também melhora e condiciona a absorção do ferro e de quase todas as vitaminas.


FLAVORIZANTES, O QUE SÃO?

São substancias colorantes naturais encontradas em alguns frutos. Os mais eficazes estão nas cascas dos cítricos, nas partes brancas que separam os gomos e no sumo da tangerina. Além de sua ação permeabilizadora, os flavorizantes favorecem a absorção da vitamina C, melhoram a secreção dos sucos intestinais e a peristalse, sendo aconselhado seu uso no caso de dispepsia e má absorção. Algumas pessoas costumam colocar na salada de frutas a casca de limão, picada bem fininha, justamente por isso. É um bom hábito usar três ou quatro tangerinas no jantar.


FICHA DA PLANTA
:
Características: Arvore de porte mediano, de copa arredondada, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeiras, mucilaginosos, arredondadas ou ovalados.
Dicas de Cultivo: As mudas são plantadas sempre no início do período chuvoso de cada região ou quando exista água suficiente para irrigar ou regar as mudas. Deve-se dar preferência aos dias nublados e de temperaturas mais amenas, sem ventos. O espaçamento recomendado é de 6m x 4m x 5m x 4m em covas de 60 por 60cm.
Outros Nomes: mandarina, laranja-cravo, mexerica, bergamota.
Principio ativo: Óleos essenciais, mucilagens, pectinas, vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo.
Propriedades: Mineralizante, vitaminizante, antiesclerosante, anti-reumática, antilític, diurética, digestiva.
Indicações: Combate reumatismos, gota, afecções renais, osteomas, condromas e outros tumores, desnutrição. Tem um papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

3 comentários:

  1. E eu que já era apaixonada pela tangerina , somente pelo seu sabor!!! Imagina agora?

    ResponderExcluir
  2. Eu também Andrea, não resisto, especialmente essa aí da foto de cima. Para mim é a melhor.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual a quantidade máxima indicada para consumo diário. Obrigada,

    ResponderExcluir