domingo, 15 de março de 2009

Carambola, antitérmico natural

carambolaA Carambola é originária da Índia e foi introduzida no Brasil, em Pernambuco por volta de 1817. Pertence à família das Oxalidácea, e seu nome científico é Averrhoa carambola. É uma árvore de porte médio, de crescimento lento, com tronco tortuoso e ramos flexíveis. Seus frutos são lisos e brilhantes, possuem cinco gomos bem pronunciados que adquirem o aspecto perfeito de estrela, quando cortados no sentido transversal. É uma planta típicamente tropical, estando espalhada por todo o país, exceto nas regiões mais frias. Consumido ao natural, é também na culinária que ela brilha em forma de doces, compotas e geléias.

Uso externo das folhas da carambola, sob forma de cataplasma, é usado para aliviar picadas de insetos, quando aplicadas duas vezes por dia. São também utilizados como antitérmico e sua casca é utilizada como antidesintérico, por possuir alto teor de tanino - cujo poder adstringente pode prender o intestino.

Dentre os principios ativos na carambola, estão os ácidos orgânicos, glicosídeos, vitaminas A, C e quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B, em sais minerais, como cálcio, fósforo , ferro e fonte de ácido oxálico, pectina, lipídios, esteróis e ácidos graxos dentre outros. É antitérmica, hipotensora (em forma de sucos 1 a 3 vezes ao dia) e também depurativa.

Devido a uma grande quantidade de ácido oxálico, ela é utilizada na medicina popular também no combate às afecções renais. No entanto, existe uma pesquisa, feita em 1996 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que dá conta que a carambola possui uma neurotoxina que pode levar doentes renais graves à morte (http://www.sbn.org.br/Noticias/030602.htm). Segundo esse estudo está sendo desenvolvido um inseticida natural com essa planta.

3 comentários:

  1. Oi Edilza,
    Obrigada pelas informações.
    O meu doce de carambola estava tão gostoso quanto lindo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá muita Paz! Estou lhe visitando. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Gostei do tema,são informações valiosas, muito bom. Maravilhoso seu blog. Estou esperando você e volte sempre! Votos de grandes realizações e prosperidade. Que as bênçãos divinas nos protejam e ilumine. Tenha um alegre e festivo final de semana. Deixo um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir