sábado, 21 de março de 2009

Frutas Exóticas – Pitaya (Hylocereus undatus Haw)

Frutas exóticas, assim chamadas nos países que não as produzem, são tão saudáveis e nutritivas como qualquer outra fruta. Nos países europeus, é costume chamar “frutas exóticas” àquelas que chegam de lugares distantes, geralmente tropicais.

Pitaia amarelaSuas cores, as formas e os delicados aromas têm atraído sempre os viajantes e exploradores. Não há nelas nenhuma propriedade especial de que careçam as frutas comuns, no entanto, saborea-las é um prazer especial que enriquece nossa experiência. A Pitaya é uma dessas delícias exóticas. Conheci-a através do blog do amigo Guillhermo Bolanos que tem um belo exemplar de Pitaya vermelha, que você pode conferir no blog ou no Youtube.

Características da Planta :
Da familia botânica Cactaceae, a Pitaya pertence ao gênero Hylocereus. É planta perene, crescendo comumente sobre árvores ou pedras. Tem raízes fibrosas, abundantes e desenvolve também numerosas raízes adventícias, que ajudam na sua fixação e na obtenção de nutrientes. Uma das formas de propagação da planta é por estaquia.

No vale de Tehuacán no México , ela é chamada de Pitahaya. Essa cactácea nativa dos Andes, foi levada pelos holandeses e franceses para a Ásia, onde são hoje largamente cultivadas em Taiwan, Vietnam, Tailândia, Filipinas, Sri Lanka, e Malasia. São também encontradas em Okinawa, Hawai, Israel , Norte da Austrália e Sul da China.
A pitaya vermelha é uma cactácea cujos frutos são de interesse comercial crescente por produtores e consumidores. Existem pequenas áreas de produção comercial de Pitaya aqui no Brasil em S.P, na região de Catanduvas.

Os frutos da Pitaya são ricos em vitaminas, fósforo, que auxilia o processo digestivo e previne o câncer de cólon e a diabetes. Ajuda, também, a neutralizar substancias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. As sementes têm efeito laxante. Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geléias ou doces. Seu gosto lembra um pouco o do melão e apesar de sua aparencia chamativa, o paladar é suave. Além do fruto, que tem efeito em gastrites, o talo e as flores são usados para problemas renais.

Outros Nomes:
Dentre os múltiplos nomes existentes para a pitaya, destaca-se "rainha da noite", pois suas grandes flores brancas ou rosadas abrem somente uma noite, fechando-se nas primeiras horas do dia seguinte. Nos países do oriente, como China, Vietnã, Malásia e Japão, é conhecida como "fruta dragão", pela semelhança com as escamas características da figura do dragão, sendo considerada como uma das flores mais belas do mundo. Na Colômbia é conhecida como Pitahaya amarelo ( Pitahaya amarelo de Colômbia, Pithaya de Colômbia). O nome Pitaia deriva do nome indígena ‘pitaya’ que quer dizer fruto de escamas. As cactáceas tem mais de 600 espécies, conhecidas como cactos. Produzem mucilagens, ácidos orgânicos e glicosídeos. Somente cactáceas do gênero Opuntia produzem frutos comestíveis.

Na America latina, várias espécies diferentes são denominadas Pitaya e estão agrupadas em 4 gêneros Stenocereus Briton & Rose, Cereus Mill, Selenicereus (B.Berger) Riccob e Hylocereys Britton & Rose. As mais conhecidas são a Pitaya amarela (selenicereus megalanthus (Schum.) Britton & Rose, de casca amarela e polpa branca; Pitaya vermelha (Hylocereus spp. Britton & Rose), cujos frutos são de pele vermelha e polpa branca ou vermelha, dependendo da espécie.

Vejamos algumas espécies dessa deliciosa fruta:

Pitaia - Hylocereus_polyrhizus- Hylocereus costaricensis, os frutos apresentam coloração vermelha tanto na casca quanto na polpa;



- Selenicereus megalanthus, conhecida como "pitaya colombiana", a polpa é esbranquiçada e externamente o fruto possui coloração amarela e a polpa branca.


pitaia- Selenicereus setaceus (Schum), a casca é vermelha e a polpa esbranquiçada.

- H. undatus, porém o fruto é de tamanho menor e apresenta espinhos.

10 comentários:

  1. Edilza muita Paz! Uma águia voando pousa neste interessante e maravilhoso espaço. Confesso que gostaria de visitar com mais freqüência, ocorre que as atividades só me permitem fazer no final de semana. Cada vez que retorno me sinto melhor e mais familiar. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Gostei do tema. Na oportunidade quero de coração agradecer a todos que nos visitam, comentam e seguem, por tudo isto sinto-me honrado e entre amigos. Muito obrigadoooooo.... Estou esperando você e antecipo volte sempre! Votos de grandes realizações e prosperidade. Que as bênçãos divinas nos protejam e ilumine. Tenha um alegre e festivo final de semana. Deixo um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Que bom que veio novamente. Isso muito me alegra.
    um grande abraço,

    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Veja só Edilza, que coincidência.
    Na sexta feira vi essa fruta (a branca) no Hortifruti e fiquei bastante curiosa, como estava com pressa não pedi informações aos atendentes. E agora, aqui no seu blog, você mata a minha curiosidade. Adoro esse seus "posts".
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que legal Estela, da proxima ida ao Hortifruti você terá oportunidade de experimentar essa delícia.
    Bjs,
    Edilza

    ResponderExcluir
  5. Como ela é linda, acabo de comer a pitaya rosa, de sabor suave, é umas das frutas mais bela que já comi.

    ResponderExcluir
  6. Eu paguei dez reais em duas pitayas, mas valeu a pena o sabor é suave é muito gostosa. Gostei das fotos do pé de pitaya muito lindo.

    ResponderExcluir
  7. É uma bela planta, sem dúvida, e muito gostosa também. Seja sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir
  8. edilza boa tarde , como faço para solicitar um convite do blog do amigo guilerme bolanõs ?
    gostaira de sua ajuda desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Olá PENSADOR, o Guilermo é usuário do dihitt, um site de relacionamento. O perfil dele por lá é http://www.dihitt.com.br/guillermobolanos. Não tenho como lhe fornecer o email pois já não o tenho mais.
    Grata por sua presença,
    Edilza

    ResponderExcluir
  10. Estou maravilhada com a pitaya rosa, mas ela é pink.....q show

    ResponderExcluir