terça-feira, 3 de março de 2009

O arroz nosso de cada dia

arroz integralO arroz pertence à família das gramíneas. No Oriente assume a importancia de prato principal em vários países. Segundo a Embrapa Arroz, "diversos historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz. Na Índia, uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas, as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar, têm sido referidas como centros de origem dessa espécie.

O arroz foi trazido para o nosso país pelos primeiros colonizadores do Maranhão. Hoje, exportamos o produto, sendo o arroz um prato básico na mesa brasileira. O Brasil figura entre os dez maiores produtores de arroz no mundo.

Do arroz integral é retirada apenas a casca, o grão assim processado não passa pela etapa de polimento, retendo assim as camadas mais externas . Quando beneficiado, o arroz perde muitas das suas propriedades nutricionais, restando praticamente o amido como elemento principal. Já o arroz integral, alimento forte dos orientais, tem todas as propriedades descritas e sua cor natural é amarronzada. Veja uma comparação entre o Arroz Branco e o Integral para uma xícara de arroz cozido:

INTEGRAL
BRANCO
Proteína 4,9 g
4,1 g
Fibras 1,25g
0,39 g
Tiamina 0,18 g
0,4 g
Riboflavina 0,04 g
0,4 g
Niacina 2,7 g
0,8 g
Ferro 1,0 mg
0,4 mg
Potássio 137,0 mg
57,0 mg
Magnésio 60,3 mg
15,2 mg
Energia 232 cal.
223 cal.

Na medicina caseira, como indica o livro "Plantas que Curam", é empregado para curar irritações intestinais, enterites, colites e hemorróidas. Desde os tempos antigos, a farinha de arroz é usada largamente como coadjuvante no tratamento de disenterias e outras doenças do aparelho digestivo. Pode ser associado à bananas, iogurtes e à maçãs, em caso de diarréias de crianças ,como de adultos também.

2 comentários: