sexta-feira, 17 de abril de 2009

Frutas Exóticas - Fruto-do-Ébano-Verde - Dyospyros lotus

Diospyros lotus LA cultura do Diospyros lotus L, é documentada no 'velho continente' a partir do final do séc. XVI. O Caqui-da-China pertence à família das Ebenáceas, que abragem 300 espécies de árvores e arbustos, na sua maioria tropicais, com madeira muito dura, entre as quais se encontram a famosa madeira de ébano. O Caqui-da-China é parecido com o caqui, porém bem menor (como uma cereja). É cultivado na China, Coréia e Japão, sendo a esse último atribuído a sua origem. Seu sabor é muito áspero devido a sua grande riqueza em taninos. Submergindo-o em água quente elimina-se uma parte dos taninos. É adstringente, febrífugo e sedativo (sementes).

2 comentários:

  1. Olá Edilza que maravilhoso é voltar neste espaço! Parabéns pelo excelente trabalho que desenvolve; sempre recheado de inteligência, beleza, e originalidade. Fantástica sua publicação “Frutas exóticas...“, ótima e harmônica construção, uma bela contribuição. Feliz e honrado por sua amizade. Por tudo isto continuo acreditando; aquele que caminha sozinho pode até chegar mais rápido... Porém quem segue acompanhado de um amigo com certeza vai mais longe... Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro... Deixo aqui todo o meu especial carinho, minha especial atenção e obrigadoooo mesmo de coração por nos seguir. “A amizade é como as estrelas. Não às vemos toda hora, mas sabemos que existem.” (Marina de A. C.) Aguardando por sua visita! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Votos de uma semana recheada de sucesso extensivo aos familiares, muita paz, saúde, muito brilho, bênçãos, proteção e alegria. Fique com Deus. Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Um amigo é um irmão que a gente escolhe... você é meu irmão querido de Teresina. Fico comovida quando encontro uma mensagem tua. Uma boa semana para você também.

    Edilza

    ResponderExcluir