quarta-feira, 22 de abril de 2009

Frutas Exóticas - Mangostão - Garcinia mangostana

mangostãoProcedente da Tailândia, onde é considerado um autêntico manjar, o seu sabor agridoce faz lembrar o das ameixas. O mangostão é o fruto de uma árvore pequena, de copa cônica, pertencente à família Clusiaceae, que engloba aproximadamente 1.000 espécies. No Brasil, está representada por cerca de 21 gêneros e 183 espécies, distribuídas nas diferentes regiões do País. Suas folhas são grandes, duras, de coloração verde-escura e brilhante. Suas flores são grandes e de coloração vermelho-escura. Seus frutos castanho-avermelhados por fora medem cerca de 12 cm de diâmetro e sua polpa na cor branca é muito aromática.
Dicas de Cultivo
Prefere solos ricos em matéria orgânica, bem drenado, com PH 5,5 a 6. É planta de clima tropical, quente e úmido, preferindo sol pleno, mas com sombreamento até o 4o. ano. Frutifica de dezembro a janeiro. Multiplica-se por sementes e enxertia.
Outros nomes:
É também conhecido como mangostana, mangostin, fruta da rainha; Inglês: King-of-fruits, Maggistan, Mangosteen, Manggis, Mangostan; Esp.:Mangostin; Fr.:mangoustan.

Seus principios ativos mais importantes são Vitaminas e sais minerais. O mangostão é digestivo, vermífugo, antiespasmódico, antidiarréico, depurativo. Na medicina popular combate a cistite e dores de estômago.

3 comentários:

  1. The content of Helpful Tips is very interesting too. Thank´s for your visit.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de vir aqui, sempre uma fruta para saborear.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    estou lhe repassando dois selos que recebi do Xandy, é só entrar no meu blog e pegar.

    Abraços

    http://filosofiadegaveta.blogspot.com/2009/04/recebi-e-agora-repassando.html

    ResponderExcluir