domingo, 5 de abril de 2009

Frutas Exóticas – Physalis (Physalis Angulata)

physalisPlanta nativa e selvagem na Amazônia, Nordeste, Centroeste e Sudeste Brasileiro. Arbustiva de ciclo rápido, suas folhas são aveludadas e triangulares. Pode chegar a 2 metros de altura se conduzidas por tutoramento. Produz frutos redondos na cor de amarela até a um forte alaranjado, envolvidos por uma capa de proteção parecido a um balão chamado de cálice. É uma planta muito rústica e de fácil manejo.

Pertence à família das Solanaceas, da mesma família do tomate, e também conhecida com os nomes Camapum, camapú, saco de bode, bucho de rã, juá de capote e balão; Port.ugal: Alquenquenje, erva-noiva, cerejas-de-judeu; Espanha: Uchuva, alquenquenje, uvilla de campo; Fr.ança: alkékenge; Inglês: ground-cherry, alkekengy.

physalisÉ rica em ácidos orgânicos (cítrico e málico), caroteno, alcalóides, saponinas, physalina, alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.

A physalis é cicatrizante, purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta. É indicada como coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado. Combate a diabetes, o reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado. Favorecem a dissolução dos cálculos de sais úricos e eliminação de areias através da ingesta de bagas frescas ou secas.

7 comentários:

  1. amigaaaaaaaaaaa,
    Adorei seu Blog, adorei que tenha me visitado.Volte outras vezes para trocarmos idéias,somos quase da mesma idade, eu tenho 51, então podemos trocar idéias,Beijão

    ResponderExcluir
  2. Gostara de ter mais informações sobre o cultivo da physallis.

    ResponderExcluir
  3. Amiga Ediza que maravilha de trabalho, cada vez que volto para este espaço, fico muito feliz, vejo um ótimo trabalho desenvolvido, "Frutas Exóticas – Physallis (Physalis Angulata)" muito interessante este post! Repleto de informação. Parabéns. São Francisco de Assis costumava dizer; "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Quero de coração agradecer sua bondade e gentileza por; visitar-me, seguir e deixar um belo comentário; agradeço de coração sua generosidade. Encontraremo-nos sempre por aqui. Obrigadooo!!! Tb quero desejar um feliz fim de semana. Muito brilho, sucesso e paz. Fique com Deus.
    Volte sempre!
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  4. Meus queridos amigos Regina e Valdemir, agradeço-lhes a visita. Um grande abraço e uma boa semana.
    Edilza

    P.s.: meu amgo anonimo se puder se identifique ou me informe um email para que possa lhe atender.

    ResponderExcluir
  5. Seja bem-vindo Rubens, sua visita é uma grande honra. Volte sempre.
    Edilza

    ResponderExcluir
  6. Nos Açores chamamos ao Physalis "Tomate-de-capucho".

    ResponderExcluir
  7. Edilza, nasceu uma plantinha dessa no canteiro do quintal, desde criança que brincava com essas frutinhas, minha sempre falava pra ñ colocar na boca pq é veneno.
    Agora lendo sua pesquisa é que fico sabendo que na verdade se trata de um pé de remedio...rsrsrs

    ResponderExcluir