sexta-feira, 8 de maio de 2009

Anis-estrelado - Ilicium verum - (base do Tamiflu)

A árvore do anis-estrelado faz lembrar o loureiro pelo seu belo porte e a magnólia por suas flores decorativas. Toda a planta exala um agradável aroma semelhante ao anis, ainda que mais intenso. Introduzida na Europa no século XVII, a China é o seu maior produtor. Os chineses o utilizam para temperar carnes e frutos do mar. Não é plantado comercialmente no Brasil, e é a base para o fármaco Tamiflu, atualmente utilizado para combater a gripe suína. Originário do Sul da China, é cultivado em zonas quentes e úmidas do continente americano. É uma árvore da família das Magnoliáceas, que atinge de 2 a 5 metros de altura. A sua casca é branca e as folhas perenes e lanceoladas.

Seus frutos têm a forma de estrela de 8 a 12 pontas e é de cor castanha. A essência do anis-estrelado, por conter anetol, tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso, causando delírios e convulsões, quando tomado em doses elevadas. O anis-estrelado (Illicium verum ), não deve ser confundido com o anis (pimpinella anisum L.) apesar de conter o mesmo princípio ativo (anetol) tendo propriedades semelhantes àquela planta. É digestivo como o anis, porem é mais concentrado.

É carminativo e muito útil nos casos de digestões difíceis, fermentação intestinal e flatulência. Alivia os espasmos das visceras ocas (estômago, vesícula biliar, intestino, útero).

O anis-estrelado é também conhecido como anis-da-China, anis-do-Japão, anis-da-Sibéria, funcho-da-China. Em portugual: badiana, anis-estrelado; Espanha: anis estreliado, anis de estrella, anis de China; França: badiane, anis de la Chine; Inglaterra: star anise, Chinese anis.

15 comentários:

  1. Adorei conhecer teu blog!
    To seguindo.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom. Sucesso pra você tambem. Adorei teu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria, muito criativa
    continue assim q vc vai longe. sucesso !!

    ResponderExcluir
  4. Grata Hiuri pela presença e por suas palavras incentivadoras. Grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir
  5. Bem legal essas informações...
    sucesso

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu post
    Eu fiz um post sobre as preucauções que devem ser tomadas em relação ao chá de Anis Estrelado na prevenção da gripe A:
    http://daniel-eloi.blogspot.com/2009/08/anis-estrelado-e-o-tamiflu.html

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog, obrigada, esclareceu muitas duvidas, por favor, sempre nos mande novidades e esclarecimentos, eu amo a fitoterapia e quero aprender muito mais... até a proxima
    Josy Steinmetz

    ResponderExcluir
  8. Olá, Adorei o blog, estou seguindo...
    Quanto ao anis estrelado, tenho uma dica de um lugar que eu compro e que tem o preço super ótimo, está por R$1,71, cada 100 gramas, o mais legal é que ele vende à granel, então vc pode comprar a quantidade que vc quiser.
    Eu já comprei o meu, entre outras coisas boas que em lá.
    www.emporiosabordaterra.com.br
    Abraços
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  9. oi gostei muito do site tem que gostar mesmo fala da gripe suiná pq tem muitas pessoas morrendo por causa da gripe suiná...

    ResponderExcluir
  10. Olá Edilza! Já havia lido este post sobre o anis estrelado e tamiflu mas agora vou citá-lo em um artigo lá no blog, ok? Aproveitei e peguei o banner. Bjks!

    ResponderExcluir
  11. Talvez alguém que ajuda. Mas não seja ingênuo, se tal pandemia enorme que nós fazemos, só pode ajudar a assistência altamente qualificados. Outra coisa que as drogas têm ainda de comprar, e que são caros. Eu gosto do meu irmão comprou o Tamiflu para a minha irmã na farmácia na Internet os E.U., agora ela já estava se sentindo melhor. Eu ficaria feliz se alguém ajudou, aqui vai o endereço
    www.ekpharm.org/item/bestsellers/tamiflu.html

    ResponderExcluir
  12. Este anis estrelado ta muito bom...Pois indiquei pra varias pessoas com gripe, minha sogra estava com uma tosse terrivel com dores no peito e depois de dois dias tomando o cha ela melhorou 100%...Vou continuar indicando ra muitas pessoas...

    ResponderExcluir
  13. GOSTEI MUITO, DISSE TUDO O QUE EU ESTAVA PROCURANDO,É MUITO BOM PODER TER ACESSO A UM BLOG COMO ESSE, PARABÉNS!

    ResponderExcluir