sexta-feira, 22 de maio de 2009

Frutas Exóticas - Wampi - (Clausena lansium)

O Wampi , da família das Rutáceas, é uma árvore comumente cultivada na China e também no Havaí. Foi introduzida da China para as Filipinas, onde se adaptou bem. Era conhecido nas Filipinas antes de 1837, e da China foi reintroduzida em 1912.

Também conhecido como Wampee, wampi, uampi, vampi, wampee, clausena. É uma planta perene, de cerca de 7 metros de altura de folhas ovais e lanceoladas e inflorescências são brancas ou amareladas com cerca de 14 milímetros de diâmetro. O fruto chega a 3 cm de altura com casca castanho-amarelada e sementes grandes. A polpa é branco-amarelada, mole, suculenta e de sabor ligeiramente ácido.wampi

Pelo seu belo visual, é utilizada em paisagismo. Propaga-se por sementes ou estaquias.

Na China esse fruto é muito utilizado para confecção de conservas, porém são também utilizadas secas. A fermentação do fruto com açúcar é utilizada no preparo de uma bebida que lembra o champagne. São -lhe atribuidas a virtude de combater a bronquite. É aperitiva, refrigerante e Antihelmíntica.

Um comentário:

  1. Amiga Edilza é sempre com grande alegria que retorno para este importante espaço. Honrado e feliz. Quero agradecer sua amizade, atenção e gentileza. Muito obrigado! Parabenizo você pela harmonia e qualidade deste trabalho. Grande tema, lindo visual, excelente texto, ótima informação, uma preciosidade, gostei. Valeu ter passado aqui. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Aguardo sua visita, passa lá! E volte sempre! Tenha um agradável e feliz fim de semana. Muita paz, brilho, proteção e sucesso. Tudo de bom, prosperidade... Fique com Deus. Forte e caloroso abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir