quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Jeito novo de curar velhas doenças

O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio. Há 4500 anos, usou-se a planta na alimentação dos operarios que construíram as pirâmides, pois acreditava-se que o alho aumentava a resistência à fadiga muscular, e, principalmente, às epidemias que provocavam verdadeiras devastações na época - como o tifo e a cólera. Era utilizado, também, na composição de medicamentos.Henrique IV
Essa planta sempre foi valorizada ao longo da história. Henrique IV , da Franca, atribuía sua intensa atividade sexual à energia do alho. Na verdade, boa parte dessas virtudes terapêuticas sempre esteve por superstição ou poderosas crenças associada ao seu suposto poder contra os males de todos os tipos, incluindo as doenças e os espíritos malignos.

O alho (Allium sativum) é originário da Ásia Central. É uma herbácea com raiz, constituída de pequenos dentes ou bulbinhos. Suas flores são brancas , amarelas ou vermelhas. Seu aroma é forte, suas folhas estreitas e suas raízes profundas. Prefere solos bem drenados e irrigados, necessitando iluminacao plena. O plantio deve ser feito por intermédio de bulbos, em canteiros, preferencialmente em dias ensolarados. A colheita é feita quando as folhas começarem a secar (120 a 190 dias após o plantio).
alho
É rico em iodo, flúor, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas, e aminoácidos, dentre outros. Dentre algumas de suas propriedades, podemos citar: Antibacterianas e anti-fungica. Bacteriostática, bactericida, tônico, carminativo, depurativo.

Todos esses poderes do alho se explicariam pela sua privilegiada composição - fundamentalmente vitaminas e minerais em grandes quantidades. Entre as primeiras, estão as vitaminas C, B2 e P e alguns traços de vitamina A. Entre os minerais, destacam-se o manganês que é o mais abundante e outros como enxôfre e ferro, além de proteínas, carboidratos, gorduras e óleos. Em 1944, foi isolado um produto incolor que tem o efeito antibiótico e bactericida (alicin).

Propriedades Terapêuticas
No aparelho circulatório, o alho tem poderes anticoagulantes, prevenindo futuras tromboses em vasos arteriais importantes do coração, cérebro e pulmão. Ajuda no tratamento da hipertensão e no combate ao aumento de gordura no sangue. Serve também para aliviar problemas causados pela asma e bronquite, pois tem efeitos expectorantes e anticatarrais.

Consumido em demasia pode ocasionar mau hálito, dor de cabeça, dor de estômago, nos rins, provocar vômitos e até diarréia. Saindo da cozinha para o consumo em cápsulas sintetizadas, o alho não irrita o estômago, nem exala mau cheiro.

5 comentários:

  1. Puxa, o alho é tudo isso! Quem bom que eu gosto de alho.
    Deixei um selinho pra você no "Guardados e Achados". Não avisei antes pois, estava com dificuldades de entrar na sua página.
    Quando ser vá lá pegá-lo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acabo de encontrá-la acompanhando meu blog; seja muito benvinda, Ziza. É um prazer conhecer gente nova, com blogs tão bons. Amo plantas, sabe? Acho que vou gostar daqui.
    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. É tudo isso e muito mais amiga. Adorei o selinho, em breve publicarei no blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine, que bom receber sua visita! Fique à vontade.
    Bjs,
    Edilza

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso espaço.
    Parabéns!

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir