segunda-feira, 15 de junho de 2009

Frutas Exóticas - Pumello - citrus maxima

Pumello - citrus maxima O pomelo é nativo do sudeste da Ásia e de toda a Malásia. Pode atingir até 8 metros de altura, e tem flores brancas muito perfumadas. Seus frutos, de casca grossa, podem ter de 12 a 25 cm de comprimento, propagando-se por semente ou enxertia. No ocidente foi introduzido com o nome de Toranja. Botanicamente é identificado como Citrus maxima Merr. Seu nome comum é derivado do holandês pompelmoes, pampelmus, em alemão, em francês Pamplemousse.

Segundo o wikipedia o pomello "combina a forma de uma laranja grande e a cor amarela de um limão, ainda que também existam variedades de cor verde, semelhante à pele de uma lima. A tonalidade de sua polpa é variada e atrativa e vai do amarelo ao roxo, passando pelo alaranjado. Mas um fator importante é que esta polpa é rica em carotenóides, pigmentos que lhe conferem a cor alaranjado-arroxeado."

Nos Estados Unidos, é usado como a grapefruit. É rica em proteínas, gorduras, carboidratos, ferro, calcio, fósforo, vitamina A, tiamina, Niacina vitamina c, dentre outros. O sabor é menos doce que o da laranja, menos ácido que o do limão.

Nas Filipinas e sudeste da Ásia, o decocto das folhas, flores e casca são indicados pelo seu efeito sedativo em casos de epilepsia e tosse convulsiva. O decocto quente das folhas aplicado em inchaços e úlceras. O sumo de fruta é tida como um febrífugo. As sementes são empregadas contra a tosse, dispepsia e lumbago.

3 comentários:

  1. Bom dia!
    Meu marido conhece pois é japonês,disse que o sabor é maravilhoso e tem realmente as propriedades que vc falou.
    Lindo dia!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lilia,
    Que privilegiado o seu marido. Agradeço a visita e o comentário.
    um grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Edilza,
    Obrigada pela doce visitinha lá no Compartilhando as Letras.Vou linkar seu Blog para trocarmos sempre, ok:::Beijão

    ResponderExcluir