sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Morangueiro depura, tonifica e embeleza

O morango tem sido usado como alimento por milênios, mas as suas propriedades medicinais só vieram a ser descobertas no século XVI. O botânico Lineu, que pôs nomes a numerosas espécies de vegetais, conta que se curou de gota após se submeter a um regime dietético em que o morango era um dos seus principais componentes. Segundo o químico Lelington Franco em seu livro As 50 Incríveis Frutas, "O fruto que chamamos de morango é aquela parte vermelha, muito gostosa e suculenta, que na verdade, é um pseudofruto, uma inflorescência carnosa e um receptáculo para as frutinhas, que são os aquênios (sementes pretas ou pequenos pontinhos que cobrem sua superfície)".

O termo morango deriva do latim “moru”, que significa “amora”. Em sua forma silvestre, é comum nas margens dos caminhos e limites de regiões florestais de toda a Europa de onde se origina. É muito difundida no Brasil onde sua cultura é bem desenvolvida. É uma planta da família das rosaceas de lindas flores brancas.

Os morangos contém diversos açúcares, sais minerais, vitaminas A, B e C, ácidos orgânicos, pigmentos, enzimas e mucilagens. Descobriu-se que também tem quantidades de ácido salicílico e salicilatos, substancias semelhantes à aspirina, que lhe conferem uma ação antiinflamatória.

É muito recomendado nos casos de artritismo e de gota, causados por excesso de ácido úrico. Devido ao seu conteúdo em mucilagens, facilitam o trânsito intestinal. Recomenda-se especialmente em casos de anemia, inapetência e nos casos de convalescência de doenças febris ou debilitantes. As folhas do morangueiro contém taninos e flavonóides, que as tornam adstringentes e antiinflamatórias. Podem ser usadas em casos de diarréias, gastreenterocolites, fissura da pele e dos mamilos, quando aplicados à parte afetada em cataplasma.

Para suavizar, limpar e embelezar a pele, esmagam-se de 300 a 500 gr de morangos maduros que se aplicam sobre a pele como cataplasma.
morango silvestre


É o morango silvestre, que brota nas encostas dos bosques europeus, que contém em maior proporção as propriedades medicinais aqui descritas.

Um comentário:

  1. Quando criança tive um casal alemão (Dna Frida e Sr. Max) como vizinhos e, na casa deles tinha pés de morangos. De vez em quando eles me chamavam para colher e comer os moranguinhos. Eram lindos e bem saborosos.
    Bjs

    ResponderExcluir