quarta-feira, 8 de julho de 2009

A hortaliça do seu coração

aspargoConhecido há mais de dois mil anos, o aspargo é diurético, bom para o fígado e o aparelho circulatório. É originário da Europa, Ásia e Africa do Sul, e bastante cultivado no Brasil, em vários estados, principalmente no sul do país. Seu nome científico é aspargus officinalis, e pertence a família botânica das liliáceas.

O aspargo é um talo com cerca de 1 m de altura com raiz lenhosa. As escamas que existem no talo são folhas modificadas que se tornam em novos ramos . Frescos ou em conserva, os aspargos são os campeões nas saladas e nas sopas. No entanto, perde muito do seu valor nutritivo quando comprado em forma de conserva devido aos aditivos quimicos que recebe.
É muito útil para purificar o sangue e tonificar o sistema nervoso. Serve também como laxante e coadjuvante contra a obesidade. A decocção de 50 gr de aspargos em 1 litro d´água, deixando em repouso até esfriar é um excelente tônico para o coração. O ideal é tomar 3 cálices por dia, às refeições, sem adoçar.
O aspargo contém asparagina (poderoso diurético), ácido aspártico e nucleína. Prefira os aspargos de pontas verdes, pois são mais ricos em minerais que os de ponta amarela.

4 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, recheado de informações importantes para a nossa saúde.Tenho um espaço e gostaria que de ter o prazer de apresentá-lo,é um blog educacional, posto tb informações diversas,textos motivacionais e reflexivos, adoraria sua visita.Um grd beijo no coração e a paz!
    Sandra Barreto
    http://sandra-barreto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou passando p/ desejar um final de semana repleto de felicidade...bjs

    ResponderExcluir
  3. O aspargo também é rico em folato, uma vitamina do complexo B.
    Bom, antes de mais nada gostaria de dizer que a logo e o link do blog Saúde pelas Plantas já está na página do movimento "Espalhe Uma Vida Melhor". Agradeço o apoio do blog. É muito importante poder contar om blogs que incentivam uma vida com mais saúde.
    Continue divulgando o movimento e estimule outras pessos a participarem do movimento.
    Um grande abraço, Edilza.

    ResponderExcluir
  4. Queridas amigas,

    Sou grata pela presença e amizade de vocês. Um grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir