segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Evitando o abuso infantil e a violência: Campanha Quebrando o Silêncio


Em dados reunidos entre janeiro de 1999 e janeiro de 2009, pelo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), pais e mães figuram entre os principais violadores dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. A mãe aparece em primeiro lugar, em 228.443 denúncias e o pai em 198.614. Já o padrasto figura em 17.376 casos e a madrasta em 4.020.

Recentemente uma mulher foi denunciada, após maltratar seus dois filhos, de 3 e 4 anos. Segundo a polícia, Juliana(a mãe), teria usado uma colher quente para queimar as mãos das crianças, como forma de puni-las por mau comportamento. Revoltados, vizinhos disseram que Juliana costumava bater frequentemente nas crianças. Mas o caso de Juliana não é único. A baixada fluminense, no Rio de Janeiro, que segundo o disque denuncia, registra o maior número de casos de agressão infantil, cerca de 40% de todas as ocorrências registradas por mês nas delegacias são de agressão infantil sendo que 1% desses casos são denunciados pelas próprias vítimas. Pais, mães e companheiros, figuram como os agressores.

Dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), dão conta que 18 mil crianças, menores de 14 anos, são vítimas de violência doméstica diariamente no Brasil.


A pesquisadora Maria Fernanda Tourinho Peres, do Núcleo de Estudos da Violência-NEV , da USP, analisou o crescimento da taxa de homicídios entre crianças e adolescentes até 19 anos de 1980 até 2002. Segundo ela, ´Enquanto na faixa entre 15 e 19 anos o homicídio era cometido com arma de fogo, quanto menor a idade, menor era o uso dessas armas. Na idade até 4 anos, as crianças foram mortas de outras maneiras: por sufocamento, armas brancas (facas, por exemplo), estrangulamento. Isso pode apontar que esses crimes ocorreram dentro de um contexto familiar e não nas ruas´ disse a pesquisadora.

Na pesquisa do NEV, a morte de crianças e adolescentes até 19 anos significou 16% do total de homicídios do país. Em 2002, o coeficiente de mortalidade por homicídios na faixa etária de 0 a 19 anos para o Brasil foi de 12,56 para cada grupo de 100 mil habitantes, acima do maior coeficiente registrado em 1980, que era o do Rio (8,83). Os números de 2002 caíram pouco ou se estabilizaram nos últimos anos em razão da queda geral no número de homicídios. A pesquisadora comenta, ainda: ´O número de mortes por agressão de crianças pequenas é alto, mas acaba ´perdido´ diante do grande número de mortes entre os jovens. É preciso prestar mais atenção a esses dados´ alerta a pesquisadora.


Uma criança é assassinada a cada dez horas no Brasil. Em seis anos, o Ministério da Saúde registrou 5.049 homicídios de meninos e meninas com idades até 14 anos. Os números foram levantados pelo Jornal ´O Globo´ na base de dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) e correspondem aos seis últimos anos divulgados entre 2000 e 2005.


O abuso e assassinatos de jovens negros, de comunidades de baixa renda, no Rio de Janeiro, é mostrado através do documentário de Luis Carlos Nascimento, ‘Luto como mãe’, onde retrata o sofrimento e a luta por justiça de mães cariocas que tiveram filhos mortos por policiais. O foco do documentário é as consequências de três chacinas promovidas por grupos de extermínio formados por policias militares de 1990 a 2005, com a morte de 29 pessoas.

Enfrentamento:
A violência contra crianças (abandono e negligência, abuso e exploração sexual, comercial, trabalho infantil) tem lugar em todos os lugares, em todos os países e sociedades, afetando a todos os grupos sociais. Ela se manifesta no lar e na família (violência como forma de educação) ; nas escolas e outros ambientes educacionais através da intimidação física ou verbal; em sistemas assistenciais e de justiça ineficientes, em locais de trabalho e na comunidade de um modo geral. A certeza da impunidade e o medo de denunciar, estão entre algumas razões que mantém essas práticas de abusos.

Quebre o silêncio! Denuncie:
Faça sua parte denunciando ao Conselho Tutelar ou ao Ministério Público, qualquer tipo de abuso contra crianças e adolescentes. Para saber o telefone do conselho tutelar mais próximo, ligue para o numero 100, a ligação é gratuita, ou então acesse esse endereço eletronico onde estão listados os conselhos tutelares situados nas grandes cidades.

A Campanha Quebrando o Silêncio, quer juntamente com você dar um basta à violência contra a criança, os idosos e à mulher. Mais informações sobre a campanha, e como participar, obtenha no endereço http://qs.portaladventista.org/pt/01.php. Basta de silêncio, vamos dizer não à violência!

Post de Participação na Blogagem Coletiva Quebrando o Silêncio.
Iniciativa do Pr. Adolfino R. Aquino, autor do Blog Inspirações Matinais


Blogs que participam desta campanha:
Inspirações Matinais (Pr. Adolfino Aquino - Idealizador da Blogagem Coletiva)
http://inspiracoesmatinais.blogspot.com/2009/08/campanha-quebrando-o-silencio.html

Fases da Lua (Luna)
http://luna-fasesdalua.blogspot.com/2009/08/visitando-o-blog-inspiracoes-matinais.html
Pensamentos Urbanos (Pensador Urbano)
http://pensaurb.blogspot.com/2009/08/quebrando-o-silencio.html
http://so-pensando.blogspot.com/2009/08/quebrando-o-silencio.html
http://pensaurb.blogspot.com/2009/08/blogagem-coletiva-quebrando-o-silencio.html
Propagação Social (José Sidney Pereira)
http://propagacaosocial.blogspot.com/2009/08/blogagem-coletiva-quebrando-o-silencio.html
Absurdos e Polêmicos (Diego Jr.)
http://absurdosepolemicos.blogspot.com/2009/08/pedofilos-invandindo-blogosfera-grandes.html
Aconchego de Idéias (Rosiane Nunes)
http://aconchegodeideias.blogspot.com/2009/08/maus-tratos-contra-criancas-e.html
Quiosque Azul (Renato Happyblue)
http://quiosqueazul.blogspot.com/2009/08/quiosqueazul-quebrando-silencio.html#comment-form
Portal Militar Brasileiro (Eliel Santos)
http://100militar.blogspot.com/2009/08/pedofilia-do-hamas.html
Um Pouco de Tudo (Felipe)
http://sempre-umpoucodetudo.blogspot.com/
Jesus Cristo, Minha Esperança (Prof. Isma)
http://ismaelitanasc.blogspot.com/
Filosofia de Gaveta (Josiane Szargiki)
http://www.filosofiadegaveta.blogspot.com/
Cine Planeta (Paulo Araujo)
http://cineplaneta.blogspot.com/
Masquerade (Syssim Mascarenhas)
http://masquerade-sissym-blog.blogspot.com/
Um Passo ao Céu (Regina Bonelli)
http://rebonelli.blogspot.com/


Fontes de pesquisa: NEV; SCIELO; Rede contra a violência

4 comentários:

  1. oi edilza!,
    vim conhecer seu blog e aproveitar para te convidar a visitar o meu.
    comentários são muito bem vindos!
    se gostar siga-me (!)
    bjoss
    Ema*
    http://ema-ranhados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Edilza,
    Parabéns pelo seu post, uma verdadeira reportagem. Muito abrangente e significativa.
    Você está fazendo o que essas crianças não tem a oportunidade de fazer:
    Ser ouvida.
    Um forte abraço. Paz.

    ResponderExcluir
  3. Altemar,
    Fico feliz com a possibilidade de contribuir de alguma forma. Grata por sua presença.
    Edilza

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Gostei muito de conhecer seu trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir