quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os principios ativos das plantas - parte 1

São componentes químicos que conferem às plantas Medicinais, atividade terapêutica. Distribuem-se pelos diferentes órgãos das plantas de forma desigual, em função da especialização de suas células. Essa distribuição, em alguns casos, pode ocorrer em todas as partes das plantas (em algumas espécies) e em outras não. Os principios ativos contidos nas plantas não só aliviam os transtornos, como também regulam os processos vitais, prevenindo doenças. Segundo sua natureza química, classificam-se em vários grupos: Vitaminas, Ácidos Orgânicos, Glicosídeos, Glicídeos, Lipídios, Proteínas, Minerais, Alcalóides, Essências e Resinas, Taninos.


a goiaba é rica em vitaminas
VITAMINAS - substâncias de natureza química muito variada. Atuam como biocatalisadores de numerosas reações químicas e não podem ser produzidas pelo nosso organismo, consequentemente, têem de ser ingeridas com regularidade. Cada tipo de vitamina exerce uma função preventiva e benéfica ao nosso organismo. Os frutos constituem uma boa fonte de vitaminas. As principais são:
  • Provitamina A (caroteno) agrião, alfafa, cacau, cenoura, cereja, framboesa, sementes de girassol, goiaba, maçã, mamão;
  • Vitaminas do grupo B: abacate, aipo, aveia, cacau, cereja, dente-de-leão, espirulina, gergelim, ginseng, sementes de girassol, morango;
  • Vitamina C - beldroega, couve, framboesa, goiaba, laranja, limão são boas fontes de vitamina C.
  • Vitamina E - agrião, espirulina, girassol, milho, gergelim são plantas ricas em vitamina E.
  • Vitamina P - alfafa, aspargo, laranja etc.

ÁCIDOS ORGÂNICOS:
Encontram-se nas plantas em grande quantidade, estando concentrados principalmente nos frutos. São eles:
Ácidos Cítrico, Málico e Tartárico - são abundantes nos frutos e bagas, embora sua concentração diminua à medida que amadurecem. Eles diminuem o número de bactérias causadoras das cáries e infecção bucal, porque fazem aumentar a produção de saliva, limpando a cavidade bucal.
Ácido Salicílico - ácido tipo fenólico que exerce três funções principais: antiinflamatória, analgésica e antipirética. Como exemplo, temos o amor-perfeito, a calêndula, a macieira, e o morangueiro dentre outros.
Ácido Oxálico - é abundante nas folhas verdes, normalmente está associado ao potássio e ao cálcio, com os quais forma sais minerais.
Ácidos Graxos - são juntamente com a glicerina, o principal componente das gorduras. Dentre eles podemos citar:
  • Ácidos Linoleico e linolênico - chamados de essenciais, visto que o nosso organismo não é capaz de produzir por si mesmo. São encontrados no abacate, na espirulina e na nogueira, dentre outros.
  • Ácido Oleico - é um ácido monoinsaturado, principal componente do azeite de oliva, que contribui para regular o nível de colesterol.

GLICOSÍDEOS - são princípios ativos constituídos do ponto de vista químico pela união de dois tipos de substâncias, ou seja, um glicídeo (açúcar) que pode ser a glicose, pentose ou outros e genina ou aglicona, que pode ser um ácido, um álcool ou outro composto orgânico. Segundo a sua composição química e a ação que exercem, os glicosídeos classificam-se em antocianínicos, antraquinônicos, cardiotônicos, cumarínicos, fenólicos, saponínicos, cianogenéticos, dentre outros.
  • Antocianínicos - são substâncias que dão a cor viva a certas flores. Atuam como anti-sépticos, antiinflamatórias e protetores capilares. Encontram-se no arando(mirtilo), escovinha, malva, roseira, videira, salgueirinha, violeta.
  • Antraquinônicos - em seu estado natural estes glicosídeos são inativos mas por ação de algumas enzimas produzidas pelas bactérias intestinais liberam a genina que é o seu princípio ativo. Tem a ação laxante, digestiva, colerética e colagoga. Boas fontes de antraquinônicos são a babosa, o ruibarbo, o amieiro-negro, sene, etc.
  • Cardiotônicos - sua ação consiste em aumentar a força contráctil do coração e regular seu ritmo. Devem ser usados com prudência e sempre sob cuidados médicos. A dedaleira é a fonte de cardiotônicos mais usada.
  • Cianogenéticos - são obtidos das folhs do louro-cereja, assim como da casca da cerejeira-da-virgínia. Tem ação sedativa e antiespasmódica.
  • Cumarínicos - são substancias responsáveis pelo típico cheiro de feno que exalam certas plantas herbáceas. Possuem propriedades anticoagulantes, antiespasmódicas, antibióticas, venotônicas.
  • Fenólicos - Liberam a genina hidroquinoma de ação anti-séptica e antiinflamatória sobre os órgãos urinários. É encontrada na uva-ursina, na damiana, no medronheiro e na urze.
  • Saponinas - tem a propriedade de diminuir a tensão superficial da água provocando formação de espuma. Suas principais propriedades são: Expectorantes - fluidificam as secreções mucosas; diuréicas e analgésicas.
  • Sulfurados - são substancias muito ativas que tem como propriedades: antibióticas, (alho e capuchinha); colerética e colagoga (rábano); rubefacientes (mostarda); balsâmicas (cebola); antireumática (alho, mostarda).
  • Flavonóides - substâncias quimicas cuja propriedade comum é reforçar a parede dos capilares, melhorando os intercâmios de subsancias nutritivas e de oxigênio entre o sangue que por eles circula e os tecidos. São também diuréticas (cavalinha), tonificantes do coração (pilriteiro), hemostáticas e antiinflamatórias. Os flavanóides se mostram capazes de evitar a oxidação do mau colesterol, LDL ou lipoproteína de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

HIDRATOS DE CARBONO (carboidratos): Também conhecidos como glicídeos, são substâncias compostas de hidrogênio, oxigêncio e carbono. São muito abundantes nos vegetais. Os mais importantes são:
  • Açúcares - são hidratos de carbono simples, solúveis em água e de sabor doce. Os mais comuns são a glicose, a frutose (monosacarídeos) e a sacarose (dissacarídeo). São encontrados principalmente nos frutos. Os mais ricos em açúcares aqui descritos são: arandos, cainito, cerejas, framboesas, morangos, graviola, figos, ananás, uvas e amoras. Os caules da cana-de-açúcar são muito ricos em sacarose.
  • Amidos - é o mais representativo dentre os glicosídeos. A maior parte das plantas produz amidos como substância de reserva nas raízes e sementes. Suas propriedades são: Energética - as enzimas digestivas rompem as moléculas de amido para liberar a glicose, que é o combustível mais importante para nossas células.
    Emoliente - tem ação suavizante e antiinflamatória sobre a pele e as mucosas.
  • Mucilagens - de consistência gelatinosa, tem a propriedade de reter água, inchando e aumentando de volume. As mucilagens tem as seguintes funções:
    - Lubrificam e protegem a camada mucosa de todo o tubo digestivo, que reveste o seu interior desde a boca até o ânus. São emolientes, antiinflamatórios e ligeiramente laxantes. São úteis em todas as afecções inflamatórias do aparelho digestivo: esofagite, gastrite, úlcera gastroduodenal, colite, proctite, fissuras anais e hemorróida.
    - Combate a obesidade: ao ingerir mucilagens com água, estas aumentam o volume do bolo alimentar no estômago produzindo sensação de saciedade.
    - Emolientes e antiinflamatórias, quando aplicadas sobre a pele.
    - Antitussígenas: em caso de laringite ou traqueíte, suavizam as mucosas acalmando a tosse.
  • Pectina - É um glicídeo que não é absorvido no intestino, mas que atua localmente como lubrificante e suavizante para a passagem das fezes, da mesma forma que fazem as mucilagens ou fibras vegetais.
  • Inulina - é formada por cadeias de moléculas de frutose, ao invés de glicose como o amido. Encontra-se sobretudo nas raízes, como material de reserva (alcachofra, bardana, chicória, confrei, dente-de-leão, equinácia). A inulina transforma-se em frutose durante a digestão.

LIPÍDEOS - são substâncias cujas moléculas se formam pela união da glicerina e outros alcóois, com diferentes ácidos graxos. Suas principais propriedades são nutritivas, energéticas, suavizante e emoliente. São ricos em lipídeos o abacate, a alfarroba, a aveia, as avelãs, o cacau, as azeitonas, o gérmen de trigo, as sementes de girassol, as nozes.
  • Óleos - substancias gordurosas, que se extraem dos frutos e sementes das plantas por pressão a frio e decantação. Apresentam como propriedade a redução do colesterol no sangue. Por suas propriedades podem ser laxantes ou purgantes, hipolipemiantes (redutores do colesterol) e emolientes.
PROTEÍNAS - todas as plantas produzem e contém proteínas em maior ou menor proporção. São substancias complexas que contém hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio. Algumas tem grande valor biológico devido ao seu conteúdo em aminoácidos essenciais (aquele que o organismo humano não consegue produzir). Como detentoras de proteínas de grande valor nutritivo citamos a espirulina, o gergelim, a alfafa e as nozes. Outras boas fontes são o abacate, as alfarrobas, as castanhas, a aveia, as avelãs, o fuco, o cacau, a alforfa, o milho.

Fonte: cantoverde.org; Enc. das Plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário