quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Frutas Exóticas - Biriba - Rollinia mucosa

É também conhecido como biriba de Pernambuco, jaca condessa da Fruta de pobre, Araticu, araticum, araticum pitaya. No Peru, é anon; no Equador, chirimoya, na Colômbia, mulato, na Venezuela, ou Rinon Rinon de monte, no México, babosa anona ou zambo. Em Trinidad recebe o nome de pinha selvagem, em Guadalupe, morveux Cachiman, cochon Cachiman ou montagne Cachiman, em Porto Rico, Cachiman ou Cimarron anon, na República Dominicana, CANDONGO ou anona.
O Biribá é uma planta perene nativa da Amazônia que pode atingir até 8 metros de altura. Existem cerca de 65 espécie do genero Rollinia, mas apenas alguns têm frutos comestíveis sendo que o mais conhecido é o Biribá. Pertence à família das anonaceas, a mesma da Atemóia, Graviola, Fruta de Conde, Cherimoia.

É também conhecido como biriba de Pernambuco, jaca condessa da Fruta de pobre, Araticu, araticum, araticum pitaya. No Peru, é anon; no Equador, chirimoya, na Colômbia, mulato, na Venezuela, ou Rinon Rinon de monte, no México, babosa anona ou zambo. Em Trinidad recebe o nome de pinha selvagem, em Guadalupe, morveux Cachiman, cochon Cachiman ou montagne Cachiman, em Porto Rico, Cachiman ou Cimarron anon, na República Dominicana, Candongo ou anona.

Os frutos amadurecem em fevereiro e março no Rio de Janeiro. Na Flórida, as frutas amadureceram em novembro e dezembro. É rica em proteinas, lipideos, fibras, calcio, ferro, vitaminas b1, b2, niacina, aminoácidos, lisina dentre outros. O fruto é consumido fresco e também pode ser fermentado para fazer vinho. O pó de suas sementes são usadas para combater a enterocolite.
fp: http://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/biriba.html;

2 comentários:

  1. Muito legal este post. Aqui em Salvador conhecemos a biriba como jaca de pobre. Não gosto muito do sabor. Mas, não é ruim e sim diferente. O suco é mais gostoso.
    Tenha um dia Iluminado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Josy,
    Jaca de pobre é um dos muitos nomes comuns dessa fruta, embora não tenha mencionado. Fico feliz com sua contribuição e mais ainda com sua preciosa visita. Um grande abraço e um dia produtivo para você.
    beijo grande,
    Edilza

    ResponderExcluir