quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fruta engorda?

crédito da imagem: http://pnepigreja.blogspot.com/2008/10/receita_20.html
É um dos tabus mais espalhados acerca da fruta e, em alguns casos, uma desculpa para não comê-la. O consumo abundante de fruta não só não engorda mas é também uma das melhores maneiras de perder peso.
É certo que a fruta contém açúcares, e que estes fornecem calorias. Apesar disso, com a mesma quantidade de calorias, comparada com outros alimentos, a fruta:

  • produz maior sensação de saciedade,
  • praticamente não contém gorduras
  • exerce um efeito diurético natural que contribui para a redução do peso
  • devido à sua riqueza em vitaminas do grupo B, os seus açúcares metabolizam-se facilmente e não se transformam em gordura, como acontece com os produtos de pastelaria refinada.
Por exemplo, uma maçã grande de uns 200 gramas fornece cerca de 120 kcal, as mesmas que um donut em compensação, sacia mais, não fornece gordura e engorda muito menos.

Inconveniente da Fruta
Embora seja o tipo de alimento mais saudável e com maior poder curativo dentre todos os que existem, algumas delas devem ser usadas com precaução nos seguintes casos:

Diarréias: certas frutas são laxantes e devem ser evitadas, como a uva, o melão ou a ameixa; no entanto, outras são adstringentes e podem ser usadas, como a maçã, o marmelo ou a nêspera.
Cáries: se houver propensão para sofrer de cárie, deve-se reduzir o consumo de cítricos e beber os seus sucos com um canudinho.
Viver à Base de Fruta
Alimentar-se exclusivamente de fruta durante um período de tempo mais ou menos longo é um costume muito saudável, que se pode realizar de várias maneiras:
- Cura de frutas
- Ingerir unicamente fruta durante um dia por semana.
- Comer só fruta no jantar.

Fonte;  Enc. Plantas

2 comentários: