terça-feira, 22 de setembro de 2009

Os tipos de frutos

Drupas são formadas por uma única semente conhecida como caroço, rodeada pela parte carnosa comestível (pericarpo). As drupas como o pêssego, o damasco, a ameixa e a cereja são notáveis pelo seu conteúdo em Provitamina A. Contém próvitamina A tem percentual elevado: agrião, alfafa, cacau, cenoura, cereja, framboesa, sementes de girassol, goiaba, maçã, mamão.


Bagas possuem uma polpa suculenta que contém pequenas sementes, como as uvas e os arandos (blueberry).  Muitas bagas são pequenas, doces, suculentas, e brilhantemente-coloridas. As cores da baga são devido a pigmentos naturais sintetizados pela planta.Uma pesquisa médica[1] descobriu propriedades medicinais tais como flavonóides, antocianinas, taninos e outras fitoquímicas localizadas principalmente em peles (epicarpo) de baga e sementes.


Pomos são ricos em pectina e ácido málico. As maçãs e pêras pertencem a este tipo.

Citrinos são um tipo espeial de bagas que botanicamente são chamadas de hesperídeos. A laranja, a toranja,
o limão são exemplos desse tipo de fruta que são ricos em ácido cítrio e Vitamina C.


Pepônides são frutos grandes com numerosas sementes no seu interior chamadas pevides. O melão e a abóbora pertenem a este tipo.


Infrutescências são grupamentos de frutos que proedem de diferentes tipos de flores. O figo,  a amora-de-silva e o abacaxi são infrutescências. O morango é um caso especial: na realidade é o tálamo ou receptáculo carnoso de múltiplos frutos do tipo aquênio. Os verdadeiros frutos do morango, são, portanto, os grãozinhos. Algumas infrutescências são conhecidas popularmente e vendidas como frutas, como por exemplo abacaxi, jaca, amora e figo - os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados nestas estruturas.

  1. Wikipedia; Enc. Plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário