segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Frutas Exóticas - Guaiapá - pereskia aculeata

Pelos indígenas é chamada Guaipá (Fruta que tem espinhos), essa trepadeira nativa de mata atlântica e matas ciliares do Cerrado , é um arbusto trepador ramificado de folhas simples com espinhos semelhantes a unha de gato, abaixo do pecíolo. As flores do Guaipá são brancas e seus frutos são bagas amarelas de 1 a 2 cm de diâmetro, com pequenos espinhos, polpa gelatinosa e pouco saborosa. As folhas são consumidas em forma de refogados, omeletes, sopas, bolinhos vegetais e até saladas.
Também conhecida como jumbeba, groselha de Barbados, groselha das Américas, ora-prós-nobis e  rosa-madeira, o Guaipá, pereskia aculeata pertence á família das Cactaceae. Segundo o wikipedia, seu nome "é uma homenagem ao cientista francês Nicolas Claude Fabri de Pereisc, e o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha".

Pelos indígenas é chamada Guaipá (Fruta que tem espinhos). Essa trepadeira nativa de mata atlântica e matas ciliares do Cerrado , é um arbusto trepador ramificado de folhas simples com espinhos semelhantes a unha de gato, abaixo do pecíolo. As flores do Guaipá são brancas e seus frutos são bagas amarelas de 1 a 2 cm de diâmetro, com pequenos espinhos, polpa gelatinosa e pouco saborosa. As folhas são consumidas em forma de refogados, omeletes, sopas, bolinhos vegetais e até saladas.

É rica em ferro, contém proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas A, B1 e B2, cálcio e vitamina C, dentre outras . As folhas da ora-pro-nobis são usadas como emolientes no tratamento de tumores e outros tipos de inflamações cutâneas. Seus frutos tem propriedades expectorantes e anti-sifilíticas. É estomáquica, combate a anemia, e favorece a formação da flora intestinal. A Ora-pro-nobis é também, planta melífera, bastante utilizada por produtores em Minas Gerais (http://www.melissotroficas.com.br/orapronobis/ora_04.asp).

Fp.: http://heltonsaputa.vilabol.uol.com.br/pereskiaaculeata.htm; Wikipedia

2 comentários:

  1. Faço uso dessa planta há algum tempo, pois estava com fortes dores musculares, e a melhora foi muito rápida. Nunca parei de usar, de 4 a 6 folhas batidas com um copo de água.

    ResponderExcluir