quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Cavalinha Regenera os Tecidos

cavalinha
Originária da Europa, a Cavalinha, é uma erva perene, arbustiva de caule ereto e pilosos, pode atingir de 10 a 30 cm de altura. Não tem folhas, nem flores, nem sementes. Muito utilizada também como planta ornamental, há cerca de 20 espécies de equissetos, que diferem entre si em relação à altura, mas não em relação às propriedades. A mais comum de todas é a Equisetum arvense L, ou Cavalinha, que é também conhecida como equiseto-dos-campos, cauda-de-cavalo, rabo-de-cavalo.


A planta toda é rica em substancias minerais, especificamente silício e potásssio. Ela contém também a equisetonina (saponina), flavonóides que lhe confere o efeito diurético; diversos ácidos orgânicos e resinas. A cavalinha é remineralizante, diurética, depurativa, hemostática e em aplicação externa, é cicatrizante.

Algumas aplicações da planta:[1]
Rugas e estrias da pele, ocasionadas pelo envelhecimento, obesidade ou emagrecimento bruscos, gravidez, tensão muscular, etc. Tanto por via oral ou quando aplicada em compressas a cavalinha corrige a flacidez da pele e recupera um aspecto limpo e elástico. Úlceras varicosas, abcessos, feridas infectadas, eczemas, conjuntivites são outras aplicações da cavalinha em virtude de sua propriedade cicatrizante, usadas através de compressas.   

Flacidez mamária: aplicada em compressas sobre a mama - com 100 a 150g de planta por litro de água - dá firmeza e tonicidade aos tecidos mamários. Este efeito é reforçado pela ingestão da decocção que é feita  com 40-50 gr da planta por litro de água. Aplicam-se as compressas sobre a zona afetada, por exemplo, sobre as mamas.
Graças ao seu conteúdo em silício e ao seu efeito depurativo, a cavalinha também combate a artrose, osteoporose, raquitismo, fraturas, descalcificação e a arteriosclerose.
Os alcalóides da Cavalinha
Na cavalinha e em algumas plantas do gênero Equisetum, alguns pesquisadores encontraram quantidades muito pequenas de nicotina (indícios). Nas doses indicadas, a quantidade de nicotina que se ingere é praticamente desprezível e não tem quaisquer efeitos tóxicos sobre o organismo.


[1]Enc. Plantas Medicinais - 704
Crédito da foto http://www.commanster.eu/commanster/Plants/Ferns/Ferns/Equisetum.arvense.jpg

4 comentários:

  1. Oi amada! Estou comemorando 10 mil visitas e voce faz parte do sucesso do meu blog! Se você quiser, traga o selinho para ca... afinal voce é uma das responsaveis pelo sucesso do blog! Bjs Teresa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita!
    Tenho aprendido muito com o seu blog!
    Parabens!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. olá, conheci hoje este espaço lindo. Parabéns!
    Desejo um esclarecimento sobre o uso da "cava-linha" para combater a flacidez: usa-se em compressas ou apenas deve-se ingerir?É apenas
    para a flacidez do rosto?

    muito obrigada, Maria

    ResponderExcluir
  4. A cavalinha pode ser util no combate à flacidez também nas mamas. Pode-se ingerir também.
    abs

    ResponderExcluir