segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Plantas contra a obesidade

Entre os dias 25 e 28 de fevereiro o mundo acompanhou o drama da britânica Nicola McKeown, 35 anos, ameaçada pelo governo de seu país de perder a guarda do filho de oito anos, que pesa quase 90 quilos, caso não cuidasse da alimentação do garoto. O problema de Nicola, no entanto, traz um alerta que vale para o mundo inteiro: o excesso de peso e a obesidade alcançaram proporções consideradas endêmicas. E mais, acendeu a luz vermelha sobre os padrões atuais de nutrição e o papel do Estado na promoção de uma alimentação saudável. Os números são assustadores.1
Números da obesidade2

Há  em todo mundo um bilhão de adultos com excesso de peso e 300 milhões de obesos. 20 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso. Nos EUA, mais de 60% da população e 11% das crianças são obesas. Segundo o IBGE, em 2003, o excesso de peso afetava 41,1% dos homens e 40% das mulheres, sendo que a obesidade afetava 8,9% dos homens e 13,1% das mulheres adultas do país. Sendo assim, os obesos representavam 20% do total de homens e um terço das mulheres com excesso de peso. (Mais dados sobre a obesidade)

Riscos da Obesidade
Pulmões: doenças respiratórias causadas por um diafragma contraído;  Pâncreas: aumento do colesterol e risco de diabetes; Vesícula: risco aumentado de pedras na vesícula; Articulações: artrite. Nervos presos causam ciática, Coração: possibilidade de infarto do miocárdio.

Fitoterapia e obesidade

A fitoterapia funciona como um complemento ao tratamento dietético da obesidade, por meio de plantas que reduzem o apetite e ativam o metabolismo, aumentando a combustão das calorias ingeridas bem como facilitando a eliminação dos líquidos retidos. Algumas plantas coadjuvantes no tratamento da obesidade são:3

Verbena - É sedante, diurética e suave. A infusão ou decocção da planta.

Alho - Ativa o metabolismo, favorece a eliminação das substancias residuais, através do extratos, crú,  extratos ou a decocção dos dentes de alho.

Aveleira - Atua como depurativa, sudorífica, elimina a água e as substancias residuais retidas através da decocçao dos amentos (espigas florais).

Cebola - Hipotensora, diurética e depurativa. Sendo usada crua- sempre que possível e que o estômago tolere (fazê-lo progressivamente) cortada em em salada com azeite e limão. A dose minima é de uma cebola
média; Suco fresco - liquidificado com limão, mel ou suco de cenoura ou tomate, tomado às colheradas, cozida ou assada - é mais tolerável, porém perde um percentual dos principios ativos, consequentemente o efeito desejado. No entanto pode ser consumida em maior quantidade.


Flores do Galio


Gálio - Diurético, evita a retenção de líquidos nos tecidos. Infusão das sumidades florais. Essa planta é muito
utilizada para fabricar queijos.

Ananás - Reduz o apetite, através do fruto fresco ou mesmo em suco.O seu principio ativo é a bromalina,
uma enzima que é capaz de cindir as proteinas acelerando a digestão.

Colútea - Laxante, diurética e depurativa através da infusão das folhas.

Zaragatoa - Através do uso das sementes maceradas,  produz sensação de saciedade no estômago, diminuindo o apetite. Descobriu-se também que a abundante mucilagem encontrada na planta, diminui os niveis de colesterol e de triglicerídeos no sangue, provavelmente por interferir na absorção das gorduras do intestino delgado. A zaragatoa é uma das plantas mais ricas em mucilagens, substancias que multiplicam o seu volume em contato com a água. Devido a isto, o seu consumo produz sensação de saciedade no estômago, tornando-se de grande utilidade nas dietas de emagrecimento.

beldroega
Beldroega - Laxante, diurética e depurativa. A decocção da planta fresca, ou consumida em salada, temperada com sal, azeite e limão.

Videira - Através da Cura de Uvas, liberta o organismo de toxinas e resíduos metabólicos que impedem o funcionamento normal dos órgãos e tecidos.

Cerejeira-européia - Diurética - Cura de cerejas: Liberta o organismo de impurezas e resíduos.

Solidago - Diurético, depurativo. Limpa o sangue. Favorece a eliminação de resíduos do metabolismo, como o ácido úrico. Sua propriedade diurética é um bom complemento no tratamento da obesidade.


Aspargo - Diurético: A aspargina e os glicosídeos do aspargo atuam sobre o rim estimulando sua função eliminadora. Para fins medicinais são utilizados os aspargos verde.

Fucus -  A alga fresca, em decocção, infusão ou em pó, produz sensação de saciedade, utilizadas quinze minutos antes das refeições. A pesquisa científica moderna confirma seu uso contra a obesidade e a celulite.


laminária
Laminária - Cozida ou em decocção, estimula o metabolismo e produz sensação de saciedade. São tonificantes e estimulantes, por seu conteúdo em iodo. Sendo recomendado por essa propriedade no tratamento da obesidade e do hipotireioidismo.

[1]- http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia_saude/2007/03/09/numero_de_obesos_no_mundo_e_alarmante_709613.html 
[2]- Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS)
[3]- Enc. Plantas - 646
Créditos das imagens: http://plantas-medicinais.me/wp-content/uploads/2009/07/jardicentro_sementes_beldroega.jpg; http://en.academic.ru/pictures/enwiki/71/Galium_verum01.jpg

Um comentário:

  1. Bom Dia!
    Ziza,
    Pasanos para uma visitinha e para ver as novidades. Adoro suas postagens e tô sempre por aqui, confesso que nem sempre tenho tempo hábil para um comentário é essa correria louca que vivemos. Achei super interessante usarr a fitoterapia como codjuvante no tratamento da obesidade. Não conhecia a Zaragatoa e a Laminária. Será que aqui em Salvador elas são conhecidas com outro nome? Vou pesquisar. Brigadão pois hoje aprendi um pouco mais sobre as ervas.
    Beijão no seu coração e fica com Deus.

    ResponderExcluir