sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Jasmim da Índia: bela e medicinal

quisqualis
A Quisqualis indica também conhecida com madressilva chinesa (Creeper Rangun) pertence à família das combretáceas. É uma trepadeira lenhosa de floração bastante decorativa, pois  as flores mudam de cor passando de branco a vermelho escuro com suave perfume. Pode ser encontrada em muitas outras partes do mundo, sendo muito usada  como ornamental. Outros nomes para a planta incluem quiscual (em espanhol), niyog-niyogan (em filipino), Madhu Malti ou Madhumalti (em Hindi), Radha Manoharam (em Telugu). Ela é muito encontrada em matas ou florestas secundárias das Filipinas, Índia e Malásia, muito cultivada e naturalizada em áreas tropicais. . É utilizada para plantio em cercas, alambrados e maciços. Pode ser mantida como arbusto através de podas. Florescem no verão e no outono.

A planta é muito usada na  medicina tradicional, onde a decocção da raiz, sementes ou os frutos podem ser usados como antihelmintico ou para aliviar a diarréia. A decocção de frutas também pode ser usado para gargarejo.  Os frutos também são utilizadas para combater a nefrite.  As folhas podem ser usadas para aliviar a dor causada por febre e também aliviar os furúnculos. As raízes  são usados para tratar o reumatismo.

As sementes desta e de uma outra planta, a  Quisqualis chinensis, contem o ácido químico Quisquálico, que é um agente  receptor de AMPA, uma espécie de receptores de glutamato no cérebro.
 fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Quisqualis_indica

Nenhum comentário:

Postar um comentário