segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Afinal, café faz bem?

Em uma matéria publicada no site da BBC, a italiana especialista em dietas Chiara Trombetti, da clínica Humanitas Gavazzeni da  cidade de Bergamo, no norte da Itália, diz que o "café é bom para a saúde e que, quanto mais forte, melhor".


Segundo Chiara, o café contém antioxidantes e taninos, que são substâncias que fariam bem para o coração e para as artérias. Mas não é só: ela diz que o café também alivia dores de cabeça, ajuda a evitar problemas de fígado como a cirrose, ajuda a melhorar a circulação no coração e reduz o risco de ataques de asma. A especialista recomenda que as pessoas tomem um expresso, em vez do café instantâneo, para desfrutar dos 'efeitos mais benéficos da bebida'. Em seguida, ela mesma enumera as contra-indicações:

- Beber café demais pode aumentar o nervosismo e os batimentos cardíacos, além de desencadear tremores nas mãos; Mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos e com úlceras estomacais são geralmente aconselhadas a não tomar a bebida, e, mesmo para as pessoas que não se encaixam nessas categorias, Chiara não aconselha mais do que quatro xícaras por dia. [1]

café
Então, tomar café é bom ou não é?

No século XVI, os árabes difundiram a infusão do café. Atualmente,  "Os EUA são o maior consumidor de café do mundo, com cerca  de 567 milhões de quilogramas vendidos em supermercados, e mais 272,2 milhões em cafés".[2] Segundo o Dr J.Pamplona o "consumo habitual produz dependencia fisica e psíquica (necessidade de continuar consumindo) e efeitos tóxicos pelo que é considerado uma droga. À semelhança do que se passa com outras drogas, por exemplo, o ópio, o seu princípio ativo (a cafeína) pode ser útil para o tratamento de certas doenças. No entanto, o seu consumo habitual provoca dependência e em muitos casos, diversos problemas de saúde"[3].

A cafeína é um alcalóide do grupo das xantinas, quimicamente muito semelhante à purina e ao ácido úrico e responsável pela maior parte dos efeitos do café, que são:

- Sobre o sistema nervoso - estimulante: após a ingestão de cafeína, podem-se fazer maiores esforços intelectuais. no entanto a capacidade de reter e assimilar o que se aprende diminui. Uma xícara de café não contém nenuma das substancias nutritivas de que o cérebro necessita para o seu funcionamento adquado,c omo por exemplo a glicose, as vitaminas do grupo B, a lecitina ou os sais minerais(fósforo, cálcio, etc). O café excita, mas não alimenta, e em doses elevadas irrita e esgota o sistema nervoso.

- Sobre o Aparelo Circulatório: produz um aumento da força contrátil do coração e um ligeiro aumento  da pressão arterial. Ora, á que ter em conta que doses repetidas produzem irritabilidade no músculo caríaco, que se manifesta por taquicardia e arritmias. A cafeína, ao aumentar o nivel de adrenalina no sangue, e
um fator que predispõe aos ataques cardíacos.

- Sobre o AparelhoRespiratório: produz um aumento da secreção de sucos gástricos, o que pode facilitar a digestão, mas também provocar acidez excessiva, gastrite  e favorecer o aparecimento de ulcera gastroduodenal, assim como colite, devido a ação irritange do oleo essencial contido no café. O fígado,do mesmo modo, sofre uma sobrecarga quando se ingere café habitualmente.

- O seu uso habitual: está relacionado com o câncer da bexiga, do pâncreas e do cólon,  e também com o aumento do colesterol no sangue.

Quando pode ser usado como medicamento -  excepcionalmente nos seguintes casos, desde que não disponhamos de outros tratamentos com menos efeitos secundários:

- Intoxicação alcoólica aguda : o café pode neutralizar, ainda que de modo incompleto, os efeitos depressivos do alcool sobre o sistema nervoso. Pode-se usar como remédio caseiro para "despertar" parcialmente alguém que se tenha intoxicado com bebidas alcoolicas. Um tratamento adequado da intoxicação etílica requer, entre outras coisas, grandes doses de vitaminas do complexo B, que não existe no café.

Lipotimia  (desmaio) desfalecimento por esgotamento físico efadiga (por infusão dos grãos verdes ou torrados) o café pode proporcionar um estímjulo provisório,e embora em nenum caso seja curativo. Deve-se aplicar o tratamento adequado para estes casos.

Cefaléia  - enxaquecas, congestão cerebral por gripe ou afecções catarrais, febre - o café  "descarrega" a cabeça e produz um alivio subjetivo dos incômodos da gripe. Netes casos, o verdadeiro tratamento consiste em aplicar os agentes naturais, que estimulam as defesas e orgânicas e têm uma ação preventiva.

O uso do café está contra-indicado nos seguintes casos: úlcera gastroduodenal) colite, nervosismo, hipertensão, cardiopatias, arritmias, gôta, gastrite, pirose (acidez do estômago), gravidez e lactação.

Fontes:
[1]http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/03/040307_caferg.shtml
[2]http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?mat=5471&tipo=ler
[3]Enc. das plantas medicinais, pag. 178
[4]Crédito da foto: Tobias Schwaz / Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário