Ela vegeta esponteamente em regiões diversas do Brasil de onde é nativa, e pelos indios é conhecida como tembiú-catu - "coisa boa de comer". É também conhecida na França como Caoutcouc de Pernambuc. Conheci essa deliciosa frutinha ainda na minha infância, pois sendo a preferida de minha mãe, vez por outra meu pai a trazia de suas muitas viagens à Recife. Foi assim que conheci a Mangaba.
A mangabeira - Hancornia speciosa Muell - abunda nas regiões de cerrado brasileiro, que representava a 25% do nosso território, dando espaço agora aos famigerados pastos. Os estados da Paraiba, Bahia e Sergipe destacam-se como os maiores produtores. A planta alcança 5 a 6 metros de altura, e suas folhas são lanceoladas e suas flores - vão de setembro a novembro - são brancas com cheiro suave. Do tronco , de casca rugosa e áspera, e das folhas da mangabeira, extrai-se um látex usado na indústria. A madeira do tronco é usada na fabricação de móveis e também para lenha.
O fruto tem cêrca de 6 cm - são bagas colhidas ao chão e ocorrem de setembro a março - é muito viscoso quando verde, contendo um suco leitoso que quase embriaga e pode matar; a polpa é branca, fibrosa e recobre sementes cerca de 15 circulares. Quando maduro, o fruto tem casca amarelada com estrias vermelhas, é aromático, delicado, tem ótimo sabor mesmo sendo ainda um pouco viscoso. Sua polpa é consumida ao natural ou é utilizada para o preparo de geléias, doces em calda, compotas, sorvetes, sucos, refrescos, picolés, licores, vinho e xaropes. É também preparada seca, como "passa" de mangaba.
A Mangaba tem ação digestiva e laxante. É fonte de protéinas, cálcio, fósforo, ferro, e vitaminas A, B e C. Na medicina caseira, o suco leitoso é usado para tratamento de tuberculose e úlceras.
A lenda da MangabaFontes: 1 - http://www.humaita-am.com; Seagri; foto de Fernando Tatagiba
Conta a lenda que um índio muito corajoso chamado Diaí , lutou inúmeras vezes para defender a natureza e protegeu principalmente a seringueira que os homens brancos estavam destruindo.Numa dessas lutas foi ferido e morreu, sendo abençoado pela Lua.
Do seu coração brotou a mangabeira que se tornou uma árvore sagrada para os índios, dando frutos doces e polpudos, cujo leite se parece com o látex. Um dia uma jovem índia chamada Ytaciara estava desesperada para salvar Koara , seu grande amor, que estava para morrer. Uma velha índia ensinou Ytaciara a preparar um chá da folha da mangabeira para o seu amado.
Ao tomar o chá, Koara sobreviveu e todos conheceram o poder de cura da planta.1
Respondendo ao seu comentario em meu Blog.
ResponderExcluirVoces não sabem o que EU fazia em meu outro BLOG, o anterior a este, O BLOG RODIZIO DE TAPIOCA.
Na época passava a Novela "Caminho das Índias" e quando eu postava piada de loucos, era sempre com TRASO CADORE, DR. CASTANHO ....
Piadas de CORNO era o ABEL
Mulher sem vergonha era a NORMINHA
Perua, amlaucada era a MELISSA
E por aí ia ..... hehehehehe
Obrigado pelos comentários ... !!!
Assinado:
"O DONO DO BOTECO"
LUIZ GNZ
25 de Novembro de 2009 21:24
COMENTANDO, AGORA, O SEU POST:
Nunca comi MANGABA, mas tomei o sulco, da polpa e gostei, não sou muito amigo de frutas, tomo-as mais em suco.
Seu BLOG é muito bem e preciso vir por aqui mais vezes, le-lo mais, de forma melhor, mais profunda, "curtir" o seu Bog
Parabéns pelo Post .. !!
Luiz Gnz ( é Luiz Guénz ... risos ... )
Alphaville - Barueri - SP`- Brasil
Valeu a visita Luiz. Seja sempre bemvindo.
ResponderExcluirabração,
Edilza
Estou felicissima com a reportagem das propriedade da Mangaba preciso saber mas das folhas,tronco,leite.Obrigado em nome da minha familia.Edelzitafreitasco@hotmail.com .Edelzita Freitas
ResponderExcluirFico contente que tenha gostado. Um abraço grande, extensivo à sua família.
ResponderExcluirEdilza