quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Frutas Exóticas - Mangaba - Hancornia speciosa

Ela vegeta esponteamente em regiões diversas do Brasil de onde é nativa, e pelos indios  é conhecida como tembiú-catu - "coisa boa de comer". É também conhecida na França como Caoutcouc de Pernambuc. Conheci essa deliciosa frutinha ainda na minha infância, pois sendo a  preferida de minha mãe,  vez por outra meu pai a  trazia  de  suas muitas viagens à Recife. Foi assim que conheci a Mangaba.

A mangabeira - Hancornia speciosa Muell - abunda nas regiões de cerrado brasileiro, que representava a 25% do nosso território, dando espaço agora aos famigerados pastos. Os estados da Paraiba, Bahia e Sergipe destacam-se como os maiores produtores. A planta alcança 5 a 6 metros de altura, e suas folhas são lanceoladas e suas flores - vão de setembro a novembro - são brancas  com cheiro suave. Do tronco , de casca rugosa e áspera,  e das folhas da mangabeira, extrai-se um látex usado na indústria. A madeira do tronco  é usada na fabricação de móveis e também para lenha.
flor e fruto da Mangaba, foto de

O fruto tem cêrca de 6 cm - são bagas colhidas ao chão  e ocorrem de setembro a março -  é muito viscoso quando verde, contendo um suco leitoso que quase embriaga e pode matar; a polpa é branca, fibrosa e recobre sementes cerca de 15 circulares. Quando maduro, o fruto tem casca amarelada com estrias vermelhas, é aromático, delicado, tem ótimo sabor mesmo sendo ainda um pouco viscoso. Sua polpa  é consumida ao natural ou é utilizada para o preparo de geléias, doces em calda, compotas, sorvetes, sucos, refrescos, picolés, licores, vinho e xaropes. É também preparada seca, como "passa" de mangaba.

A Mangaba tem ação digestiva e laxante. É fonte de protéinas, cálcio, fósforo, ferro, e vitaminas A, B e C. Na medicina caseira, o suco leitoso é usado para tratamento de tuberculose e úlceras.                                                             
A lenda da Mangaba


Conta a lenda que um índio muito corajoso chamado Diaí , lutou inúmeras vezes para defender a natureza e protegeu principalmente a seringueira que os homens brancos estavam destruindo.Numa dessas lutas foi ferido e morreu, sendo abençoado pela Lua.

Do seu coração brotou a mangabeira que se tornou uma árvore sagrada para os índios, dando frutos doces e polpudos, cujo leite se parece com o látex. Um dia uma jovem índia chamada Ytaciara estava desesperada para salvar Koara , seu grande amor, que estava para morrer. Uma velha índia ensinou Ytaciara a preparar um chá da folha da mangabeira para o seu amado.
Ao tomar o chá, Koara sobreviveu e todos conheceram o poder de cura da planta.1
Fontes: 1 - http://www.humaita-am.com; Seagri; foto de Fernando Tatagiba

4 comentários:

  1. Respondendo ao seu comentario em meu Blog.

    Voces não sabem o que EU fazia em meu outro BLOG, o anterior a este, O BLOG RODIZIO DE TAPIOCA.

    Na época passava a Novela "Caminho das Índias" e quando eu postava piada de loucos, era sempre com TRASO CADORE, DR. CASTANHO ....

    Piadas de CORNO era o ABEL

    Mulher sem vergonha era a NORMINHA

    Perua, amlaucada era a MELISSA

    E por aí ia ..... hehehehehe

    Obrigado pelos comentários ... !!!

    Assinado:

    "O DONO DO BOTECO"

    LUIZ GNZ

    25 de Novembro de 2009 21:24

    COMENTANDO, AGORA, O SEU POST:

    Nunca comi MANGABA, mas tomei o sulco, da polpa e gostei, não sou muito amigo de frutas, tomo-as mais em suco.

    Seu BLOG é muito bem e preciso vir por aqui mais vezes, le-lo mais, de forma melhor, mais profunda, "curtir" o seu Bog

    Parabéns pelo Post .. !!

    Luiz Gnz ( é Luiz Guénz ... risos ... )

    Alphaville - Barueri - SP`- Brasil

    ResponderExcluir
  2. Valeu a visita Luiz. Seja sempre bemvindo.
    abração,
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Estou felicissima com a reportagem das propriedade da Mangaba preciso saber mas das folhas,tronco,leite.Obrigado em nome da minha familia.Edelzitafreitasco@hotmail.com .Edelzita Freitas

    ResponderExcluir
  4. Fico contente que tenha gostado. Um abraço grande, extensivo à sua família.
    Edilza

    ResponderExcluir