segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Frutas Exóticas - Sorvinha

Sorvinha
A Sorvinha é encontrada espontaneamente nas florestas da Amazônia Central, em meio à floresta densa de matas virgens, em terrenos alagados ou de terras firmes. Algumas variedades são espontâneas nos campos ou campinas e em matas secundárias, sendo frequentemente cultivadas nos arredores de Manaus, em sítios e pomares. Sua altura  é variável; em áreas abertas cresce até 12m e na floresta chega a atingir 20m.

Seus frutos - novembro a fevereiro - são pequenas bagas  que podem ser consumidas ao natural. São colhidos da árvore quando quase maduros, sendo muito comum encontrá-los a venda nas ruas de Manaus e nas margens das estradas ao redor da cidade. Sua polpa mucilaginosa e doce, também pode ser usaada para sorvetes, sucos e cremes.

Do tronco das sorveiras, especialmente das espécies Couma macrocarga (sorva-grande) e Couma utilis (sorva-pequena), é possível extrair boas quantidades de um látex espesso, branco e viscoso, que é comestível e de paladar adocicado. Esse látex pode ser ingerido puro, porém sempre diluído em água. Dessa forma, é usado como bebida em substituição ao leite de vaca, acrescido de café ou, ainda, como ingrediente no preparo de mingaus2

Algumas tribos da amazonia utilizam a mistura do látex da sorvinha com banana para combater a diarréia; outros usam o látex com óleo de rícino para combater verminoses. Um outro uso do látex que a planta fornece é para calafetar canoas e embarcações, bem como para caiação das palafitas.

Fontes de pesquisa: 1- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-33062003000400007&script=sci_arttext; 2 - http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/usp/primeiro_trimestre/imagens/Frutas/sorva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário