sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sementes de saúde

linhaça
Linho, linhaça ou linum usitatissimum, pertence à família das Linaceaes. E uma herbácea anual  - germina, floresce e morre no espaço de um ano - que pode medir até 80 cm de altura; de folhas estreitas, longas e pontiagudas, e suas flores azuis com cinco pétalas. É originária da Ásia e África, desenvolvendo-se facilmente nas regiões do Paraná, SC e RS.

Há mais de 4000 anos que se cultiva o linho nos países mediterrâneos para obter fibra têxtil e há mais de 2500 anos que se utiliza como medicamento. Hipócrates, no século V a.C., já recomendava como emoliente.
As sementes do inho contêm uma grande quantidade de mucilagem e pectina, que lhe conferem propriedades emolientes e laxantes, além de sais minerais e lipídeos de elevador valor biológico - ácidos graxos essenciais insaturados.

A parte do linho a ser utilizada é a linhaça, sua semente. Seu uso é indicado em casos de prisão de ventre crônica, quando ela lubrifica o tubo digestivo, e regenera a flora intestinal.  Uma outra utilidade da linhaça  se dá no tratamento da gastrite, duodenite e ulcera gastroduodenal, onde ela apresenta sua ação antiinflamatória e emoliente, favorecendo a regeneração da mucosa digestiva danificada.  Trata tambem as inflamações das vias respiratórias e urinárias, através da decocção e maceração. O cataplasma quente de farinha de linhaça são um remédio tradicional, de provada eficácia resolutiva, sedante e antiinflamatória. Têm grande utilizade tambem no tratamento de abcessos, furúnculos e picadas de insetos.

A linhaça são especialmente usadas como alimento para os diabéticos, por sua escassa percentagem em glicídeos e o seu elevado conteúdo em proteinas e lipídeos. O óleo de linhaça é utilizado como suavizante da pele e das dermatoses em geral.

Como Usar:
Uso interno: decocção de 30 g de sementes po litro de água,  durante 5 minutos. Deve-se tomar 2 a 3 xic/dia, adoçadas com mel; Maceração: deixa-se em repouso por 12 horas uma colherada de sementes por copo de água. Toma-se diariamente 2 a 3 copos resultante da maceração. Pode-se também ingerir as sementes inteiras, mastigando-as (uma colherada de 12 em 12 horas.
Uso externo: o cataplasma são feitos acrescentando-se às sementes de linho trituradas (farinha de linhaça) à água fervendo até se obter uma papa pesada. Normalmente de 30 a 40g por litro de água. Quando se aplica a cataplasma convém proteger a pele com um pano fino para evitar queimaduras. Fonte: Enc. das Plantas


Outras espécies de linho
Em todo litoral mediterrâneo da Península Ibérica e em Portugal, pode-se encontrar o chamado linho-bravo ou linho-galego-silvestre (linum angustifolium S) - lino silvestre na Espanha - com propriedades semelhantes às do linho cultivado. No mediterrâneo encontra-se o linho-purgante (linum catharticul L) - lino catartico na Espanha - cujo efeito  é o de um laxante intenso.
Na América do Norte encontra-se a variedade linho-das-pradarias (linum lewisii Pursh) - lino de las praderas em Espanhol - tambem conhecido como linho das Montanhas Rochosas.

4 comentários:

  1. Oi querida...desculpe´pela demora...mas so hoje estou entrando de ferias!!!!!Aqui em casa estamos todos usando a linhaça e estamos adorando....bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Parabéns, muito bom o blog, com inumeras informações sobre Saúde.

    Aproveitando o assunto, outro dia falando sobre a Autohemoterapia(AHT) para um amigo médico, ele retrucou, dizendo que era crendice e uma pseudo-ciência. Então, falei sobre a Semente de Sucupira, e ele disse a mesma coisa, que não passava de crendice popular e um pseudo-tratamento. MAS ele ficou surpreso quando eu revelei que a UNICAMP SP comprovou e continua pesquisando os efeitos benéficos da Semente de Sucupira. (Quem sabe um dia a UNICAMP pesquise e comprove os efeitos da AHT).

    VALE A PENA ASSISTIR AOS VÍDEOS abaixo:

    UNICAMP comprova benefícios da Sucupira contra câncer, artrite, artrose, dores, inflamações:
    http://www.youtube.com/watch?v=h4QhAUlboXI

    Neste vídeo Juca de Oliveira testemunha os poderes do chá de Sucupira para os humanos, e dá também uma receita para o tratamento de animais...
    http://www.youtube.com/watch?v=Dch-Qkf6Ggg

    Abraços

    Marcelo Fetha

    ResponderExcluir
  3. Agradeço muitissimo a informação sobre a sucupira e sua presença nesse blog. Vou assistir os videos sugeridos. Muito grata mais uma vez.
    Edilza

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Esta outra matéria é muito boa.
    abraços

    Mangabeira no tratamento de diabetes, colesterol e hipertensão = comprovado em pesquisa científica:

    http://www.youtube.com/watch?v=5mqJM6ZETxo

    O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos.

    Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta.

    Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco.

    Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta, disse a vendedora de ervas Silvana Morais.

    O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos.

    No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje.

    Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos.

    As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta.

    O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada.

    O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG.

    O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano.

    Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba.

    A especialista em plantas medicinais, Maria das Graças Lins Brandão, professora da UFMG, alerta que não se deve trocar medicamentos por chá sem autorização médica.

    O perigo é de fazer o remédio de forma inadequada, extrair uma quantidade grande de princípio ativo, usar uma dose excessiva e fazer até mal ou não fazer o efeito adequado.

    Os testes em humanos devem começar neste ano. A pesquisa também investiga os poderes da raiz do olho-de-boi contra a pressão alta.

    ResponderExcluir