quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O poder medicinal da Carqueja

carqueja
Nativa do nosso país, cresce até um metro de altura. A Carqueja é um arbusto de pequeno porte, também conhecida como carque. Possui caule lenhoso, alado com folhas bastante reduzidas e ovais. A Baccharis trimera é mais encontrada em campos e beiras de estradas e a articulata é mais comum em terrenos úmidos e banhados. Por causa de seus princípios amargos, a carqueja influencia grandemente o pâncreas na produção de insulina e ajudando a normalizar a glicemia nos portadores de diabetes tipo II.

A carqueja é estomáquica, hepatoprotetora, colagoga, hipoglicêmica, antibiótica. Combate a dispepsia, asma, bronquite. Facilita a digestão estimulando a secreção da bilis. Tem ação  ainda sobre enfermidades do baço, bexiga, fígado, rins, cálculos biliares e vermes intestinais. Os flavonóides encontrados na carqueja são eficazes na diminuição dos níveis de gordura do sangue e combatem a arteriosclerose.

A Carqueja é muito encontrada  nas fórmulas de plantas naturais usadas para regimes de emagrecimento sendo um chá muito indicado para períodos de desintoxicação. Fonte: 451 plantas medicinais - www.cantoverde.org

4 comentários:

  1. Oi,
    Amiga,
    Gostei do post pois sempre tomo um chazinho de carqueija (apesar de amargo) ((rs)por ouvir falar que emagrece, sem conheçer nada, nadinha dessa plantinha. Agora eu sei...
    Obrigada.
    Bjos no coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. É amiga, carqueja é muito bom pra perder uns quilinhos, apesar do seu amargor, faz muito bem para nossa saúde. Beijo grande.
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Menina!Eu não passo sem carqueja,bebo o chá quase todos os dias.
    bjs e um lindo dia procê!

    ResponderExcluir
  4. Bom saber amiga, então tu estás bem na fita não é?... magrinha, magrinha rsrsrs

    bjks

    ResponderExcluir