terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O substituto do suco gástrico


ananás
Considerado por alguns como sendo originário da América do Sul, o Ananás (Ananas sativus L) ,está difundido por todo o mundo, sendo encontradas numerosas variedades em estado silvestre, nas Américas.
O seu princípio ativo é a bromelina, uma enzima que à semelhança da pepsina do estômago, é capaz de cindir as proteínas, acelerando a sua digestão. Em virtude disto, atua como substituto do suco gástrico, quando este é segregado em escassa quantidade, acelerando a passagem dos alimentos e melhorando a digestão.
O suco do Ananás possui também propriedades béquicas (acalma a tosse) e expectorante provavelmente devido aos açúcares e ácidos orgânicos que contém. Ele é ainda um diurético suave e vermífugo. É muito usado nas dietas de emagrecimento como redutor de apetite (ação anorexígena).

É uma planta da família das bromeliaceas, que atinge uns 50 cm de altura. Suas folhas são alongadas, em cujo centro nascem as flores de cor azulada. O fruto é comum a todas as flores de uma mesma espiga. O uso de uma ou duas rodelas do Ananás antes de cada refeição ou um copo de suco fresco quinze meinutos antes das refeições proporciona além de deliciosa cpntribui de forma decisiva para uma melhor digestão.
Fp: Enc.Plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário