quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Frutas Exóticas - Pindaíba

pindaíba ou pindaíva
Duguetia lanceolata St. Hil., da familia das anonaceas, está na lista oficial das espécies ameaçadas de extinção como criticamente em perigo. Também conhecida como Pindaiva, Pindauva, Perovana é nativa da mata atlântica, sendo também encontrada no cerrado. Espécie de crescimento lento, a pindaíba pode atingir até 20 metros de altura.
Seu fruto, consumido ao natural, quando maduro é vermelho e sua polpa é cor-de-rosa de perfume agradável e sabor adocidado. A planta floresce de outubro a novembro e frutifica de março a maio. A pindaíba é antiinflamatória e é muito usada na recuperação de áreas degradadas.


A outra pindaíba ...

Liso, na pior, sem um tostão furado. Estar ou andar na pindaíba é não ter dinheiro nem para o essencial, passar por uma fase de grande penúria financeira. Há pelo menos três explicações para a origem da frase. Uma delas é do lingüista Batista Caetano, autor de Vocabulário. Segundo ele, pindaíba é uma palavra de origem tupi que significa “vara de anzol” (pinda é anzol e iwa, vara). Estar na pindaíba era dispor apenas de uma vara para a sobrevivência.

A outra versão, também de origem tupi, é do filólogo João Ribeiro, em A Língua Nacional: pindaíba era uma selva densa de cipós onde, às vezes, os índios ficavam presos – ou seja, em grande dificuldade. A terceira explicação, por fim, é de Nei Lopes, estudioso de línguas africanas. De acordo com ele, a frase se incorporou ao português pela língua quimbundo, falada em Angola. Pindaíba viria de uma junção de mbinda, “miséria”, e uaíba, “feia” – e significaria estar na mais completa miséria. - Pindaíba por Bruno Costa (http://historia.abril.com.br/cotidiano/pindaiba-434950.shtml)


Foto de Luiz Archer

Nenhum comentário:

Postar um comentário