sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Urze, um excelente anti-séptico urinário

Em regiões temperadas da Europa, no fim do verão, é frequente encontrar em terrenos não cultivados um tapete púrpura. É a Urze, planta muito visitada pelas abelhas e muito apreciada por quem utiliza remédios naturais, em virtude de suas propriedades medicinais.

Ela costuma formar extensas colônias em terras  estéreis da Europa, podendo ser encontrada também na Ásia, norte da África e na América do Norte. Em Portugal é conhecida como Urze, Torga-Ordinária, Mongariça, Magoriça, Quebra-Panelas, Carrasca, Urze-do-Monte; Em Espanha, como Brezo, Brecina; Na França e Inglaterra como Bruyére e Heather, respectivamente.

A Urze, Calluna vulgaris L, é um pequeno arbusto de 20 a 50 cm de altura, da família das Eriáceas, de folhas pequenas e muito numerosas. Suas flores nascem ao longo do caule, variando entre as cores vermelho púrpura, rosa e violeta.
Toda a planta contém uma substancia conhecida como arbutina, que ao ser hidrolisada pelas bactérias intestinais se transforma em hidroquinona, um potente anti-séptico urinário. Contém também tanino que lhe confere a propriedade adstringentes e flavonóides de ação diurética. A decocção de 50 gramas de raminhos ou  sumidades florais da planta em um litro de água e adoçado com mel, combatem cistites, pielonefrites e também  diarréias.

Visitando ontem um blog de amigo dihitiano, encontrei um post excelente, que mostra a Urze em seu habitat natural, muito bem fotografada. Confira o post e uma  linda foto da Urze. De Portugal também, encontrei um lindo poema de Ana Souto no blog   Maria da Serra Verde, sobre a Urze:

Do rosa ao roxo,
como se a vida se vivesse numa só estação...
Florir-me, suave e pura
–tão suave, tão pura-
Abrir-me em tons fortes...seduzindo com o meu ar maduro
Quem esvoaça em meu redor em busca dos segredos que encerro...
Perder-me no Verão
-e na vida-,
já carregando a cor forte e escura de quem
absorveu a sabedoria que é a dos montes e a do vento...
a das cabras e das abelhas.
A da chuva e a do sol intenso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário