quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Frutas Exóticas - Mapati

Mapati
Já conhecida e cultivada pelos índios antes do domínio espanhol, a Pourouma cecropiifolia C. Martius, é uma árvore de origem do Brasil, Peru e Equador, de crescimento rápido, atingindo até 15 metros de altura lembrando um pouco o aspecto da Embaúba. Apresentam  inflorescências que podem apresentar na mesma árvore flores masculinas e outras só com flores femininas. O fruto é uma drupa de cor púrpura, contendo uma polpa branca, suculenta e gelatinosa contendo somente uma semente. Sua propagação é feita por sementes e sua frutificação ocorre de julho a setembro.É dito que favorece as funções renais.

É também conhecida como mapati, cucura, cucuva, imbaúba-do-vinho, purumã, uva-da-mata; na Bahia tararanga-preta. No Peru, é conhecida como Uvilla.  Amazon grape, Amazon tree grape (Inglês); Uvilla, Uva de monte, Uva caimarona, Caimarõn, Caimurro (Guiana Francesa). Os norte-americanos a cultivam nos jardins e os Colombianos  fabricam a partir dela  vinho e geléia.

Crédito da foto: Revista Veja-http://veja.abril.com.br/080709/imagens/gastronomia5.jpg

2 comentários:

  1. São muitas as frutas que não conhecemos mas que tem grande potencial para nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Plantei 4 mudas, a única que era fêmea, produzindo muito bem, morreu (dizem que foi raio), as 3 que ficaram são macho, só produzem flores, mas a arvore é de uma copa muito bonita.

    ResponderExcluir