terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Limoeiro

limão
Ele é oriundo da Ásia Central, Sul da China e regiões próximas ao Himalaia, onde ainda se encontra em estado silvestre. É cultivado em todas as regiões do mundo, existindo cerca de 70 variedades, como por exemplo o limão 'Eureka', o limão 'Lisboa', o limão 'Lunário', 'galego', 'taiti', limão siciliano (Brasil), etc. 

Em 1928, o químico húngaro Albert Szent-Gyorgyi conseguiu isolar o ácido ascórbico, a que se chamou vitamina C, substancia a qual os cítricos devem seus efeitos antiescorbúticos. Por essa descoberta, Albert recebeu o Prêmio Nobel em 1937. Nas últimas décadas descobriu-se muitas outras virtudes e propriedades medicinais do limão, além da antiescorbútica.
As folhas do limoeiro (citrus limon (l.) Burm. ) são sedativas e antiespasmódicas, sendo seu uso recomendado aos que sofrem de nervosismo, insônia, palpitações, enxaquecas ou  asma. São também sudoríficas e vermífugas.
A casca do fruto contém óleo essencial, além de cumarinas e flavonóides. Tem propriedades tonificantes sobre o aparelho digestivo e é recomendada aos que sofrem de inapetência, digestões difíceis e mau funcionamento do estômago. O suco do limão contém vitaminas B1, B2 e C (50 mg por cada 100g), sais minerais (potássio), óligoelementos, açúcares, mucilagens, ácidos orgânicos(cítrico, málico, acético e fórmico) e flavonóides. Foram demonstrados cientificamente os seguintes efeitos do limão:
- Antiescorbútico
- Tonificante
- Alcalinizante e depurativo - muito útil para pessoas que tenham alimentação muito rica em carnes ou proteínas. O suco é altamente recomendavel para os que sofrem de cálculos renais, artritismo.
- Protetor capilar e tônico venoso - reforça a estabilidade dos vasos capilares e melhora a circulação venosa por seu conteúdo em hesperidina, e outros flavonóides, de ação semelhante à vitamina P, o limão é util também em casos de inchaço das pernas, edemas, varizes, hemorróidas, tromboses, embolias através do seu suco ou do uso de sua essência.

O seu uso externo é feito através de gargarejos e aplicações diretas contra as afecções da garganta,através do suco de limão puro, quente e com mel. Como desinfetante para as feridas e como cosmético, aplica-se diluído em um pouco de água.

SUCO DE LIMÃO INTEGRAL
Pegam-se dois limões de boa qualidade e uma vez lavados e limpos, sem os descascar, cortam-se em pequenos pedaços, colocando-os em centrífuga ou liquidificador, junto com um pouco de água. Uma vez triturados, acrescentam-se quatro colheres de mel e água até completar dois litros. Coa-se ou filtra-se o líquido, bebendo-se à vontade durante todo o dia.  Com esse suco onde se inclui tanto a polpa quanto a casca do limão, obtém-se notável efeito febrífugo, especialmente em caso de gripe ou resfriado.


Fonte: Enc. Plantas - 256

3 comentários:

  1. Oi,
    Zi,
    Vivendo e aprendendo (rs) por causa da caipirinha que é super brasileira também pensava que o limão era nosso!!!
    Valeu a dica.
    Beijos amiga e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. O limão não é nosso.. mas a caipinha, eu acho que é rsrsrs. Beijo amiga.

    ResponderExcluir