O Umarí é uma árvore que pode atingir até 25 m de altura, (Poraqueiba paraensis), da família das Icacináceas, tem madeira leve, sendo espécie nativa e exclusiva do Pará. É também conhecida como Poraqueiba, Umari-do-Amazonas, Umari-Amarelo e Mari. Seu fruto é uma drupa com casca fina, amarelo-alaranjada, consumida em natura, sendo encontrada de janeiro a junho nos mercados paraenses (Ver-o-peso). Na região é consumida também misturada com farinha, tal como os Paraenses consomem o Açaí.
Possui elevados teores de carotenóides e saponinas, sendo fonte importante de vitaminas (E e A), suprindo nossas necessidades diárias. Dos frutos do Umari se extrai um óleo, muito utilizado na região. Suas folhas são utilizadas para tratar disenterias, existindo outras espécies de Umari, a Pouteria sericea, ou Umari-preto, muito cultivado em sitios e pomares de Manaus e seus arredores.
Oi,
ResponderExcluirAmiga,
post interessante não conhecia essa fruta ou fruto? Pensei que aqui em Salvador conhecia por outro nome. Más não conheço mesmo.
bjos
Oi Josy, fico feliz com tua presença por aqui.
ResponderExcluirEssa planta é originária do Pará (exclusiva). Acho que não há produção comercial dela não. Provei no Ver-o-peso em Belém há trocentos anos atras quando lá estive. Por lá ela é bem comum. Abraços,
Edilza
Olá Edilza!
ResponderExcluirEssa tal Umari tem uma polpa parecida com a goiaba, sendo de cor branca????
Quando visitei uma prima em Vinhedo-SP, comi uma fruta com essa aparência e não me lembro o nome, mas é mais ou menos como descrevi, sem sementes.
Obrigada pelo carinho deixado no Blog.
Beijos!!!!
Oi Telva, que bom que voce veio! A Umari em questão tem polpa amarela, amiga. Beijo grande.
ResponderExcluiradoro essa fruta, tem muito aqui no Pará e ótima com café...
ResponderExcluir