segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Uma caixinha de vitaminas

Originária da Ásia, as cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho o mais comum entre as variedades comestíveis. Também conhecida como amarena, é uma espécie do género Prunus, pertencendo ao subgênero Cerasus (cereja), nativo de grande parte da Europa e do sudoeste asiático. É um parente próximo da cereja Prunus avium, também conhecida como cereja-doce, mas o seu fruto é mais ácido, sendo útil principalmente para fins culinários.


cereja
Possui todos os nutrientes em pequena quantidades, exceto a vitamina B12. Contém vitaminas A, B, E, bem como os cálcio, fósforo, magnésio, ferro, sódio, potássio (o mais abundante), zinco e cobre.
Além disso, contém pequenas quantidade de componentes tais como:
- ácidos orgânicos - málico, succinio e cítrico - que atuam como estimulante das glândulas digestivas e depurador sanguineo;
- fibra vegetal, em maior parte formada por pectina, que lhe confere o efeito laxante e hipolipemiante (redução de colesterol);
- flavonóides que lhe conferem propriedades diuréticas, antioxidantes e anticancerígenas,
- ácido salicílico - ação antiinflamatória e antireumática.

A cereja é uma fruta que por seu efeito diurético e depurativo, assim como por sua escasses de sódio e gorduras, potencializa sua ação emagrecedora. Seu uso abundante, especialmente em forma de cura semanal, é recomendado em todo tipo de doença crônicas tais como artritismo, gota, reumatismo crônico, arteriosclerose, prisão de ventre crônica, intoxicação por uma dieta pesada, hepatopatias crônicas, insuficiência cardíaca, convalescença de processos infecciosos e doenças cancerosas.

.FP: cantoverde.org; Rev. Vida e Saúde - Dr. J.P.Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário