quinta-feira, 4 de março de 2010

Dendezeiro

dendezeiro
O dendezeiro é uma palmeira originária da Costa Ocidental da África, sendo trazido, no século XVII, pelos escravos ao Brasil adaptando-se bem ao clima tropical úmido do litoral baiano. O dendezeiro cresce espontâneamente na "África ocidental, ocorrendo na Guiné, entre Angola e Gâmbia, enquanto que a palmeira-de-óleo-americana (Elaeis oleifera) é espontânea nos habitats tropicais da América Central e da América do Sul"1. A palmeira alcança de 15 a 20 metros de altura e pertence à familia botânica das Arecaceae.

dendezeiroO principal produto do dendezeiro é o óleo extraído industrialmente da polpa do fruto,  óleo de palma internacionalmente conhecido como palm oil, que direta/indiretamente faz parte de margarinas, de gorduras (para pães, biscoitos, massas, tortas) pó para sorvete, manteiga vegetal, óleo de cozinha, óleo de salada, azeite de dendê, vanaspati, entre outros; ainda é substituto para a manteiga de cacau e fornece vitamina E e beta-caroteno (pro-vitamina A).  Recentemente objeto de pesquisa da USP, comprovou ser excelente fonte de vitamina A, podendo suprir boa parte de nossas necessidades daquela vitamina.  Indispensável na cozinha afro-brasileira, é utilizado em pratos como caruru, vatapá, acarajé, bobó-de-camarão, abará, dentre outros.

Algumas substâncias componentes do óleo tem propriedades anti-oxidantes, podendo prevenir doenças cardíacas e câncer. Dietas com óleo de dendê promovem a elevação do índice de colesterol benéfico no sangue em detrimento do colesterol maléfico (LDL).  Segundo o Dr. A. Balbach, o dendê serve ainda, na medicina doméstica, para combater anginas, cefalalgias, cólicas abdominais e edemas nas pernas.


Fontes: 1Wiki;   Seagri;
foto:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9f/Elaeis_guineensis_fruits_on_tree.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário