segunda-feira, 8 de março de 2010

Graviola contra o câncer

Graviola
De polpa esbranquiçada e de sabor agridoce e agradável, semelhante à fruta de conde (pinha), a Graviola é muito apreciada também por suas propriedades medicinais.

Da família das Anonaceas, a Gravioleira (Annona muricata L) é oriunda das Antilhas e do México e difundida nas regiões tropicais da América, Africa e Ásia. A graviola é encontrada tanto na forma silvestre como na forma cultivada, em altitudes que variam do nível do mar a 1.120m, distribuídas do Caribe ao Sudeste do México e Brasil. Segundo historiadores teria sido introduzida no Brasil pelos portugueses no século XVI 1. É muito frequente em nosso país, sendo a Venezuela maior produtor da fruta.

A Gravioleira é uma árvore que pode atingir de 6 a 8 metros de altura, de folhas grandes e verdes na face superior e esbranquiçadas na inferior. Seu fruto é grande e contém glicídeos, proteínas, lipídios, assim como vitaminas B e C, sais minerais (fósforo e potássio). É adstringente, colagoga, digestiva e vermífuga . Suas folhas em infusão, são usadas no combate à diarréias, diabetes e aplicadas como cataplasma, são também antiinflamatórias em caso de caxumba.

flor da GraviolaSuas flores, que surgem diretamente do tronco, são peitorais, por isso muito  usadas em chás nos casos de gripes e expectoração brônquica. Sua polpa também é muito usada em geléias, xaropes, tortas e sorvetes.

Em nosso país  é conhecida também como Jaca-de-pobre, Jaca-do-pará, Coração-de-rainha, Araticum mans, Araticum-de-comer, Coração-da-india; Em Portugal como  Anoneira; Espanha, Ganabano, Ganabá, Anona amarilla; França, Anone, Cachiman épineux; Inglaterra, Guanabana, Corossol.

Graviola - contra o cancer
Recentemente um médico alemão declarou que a  graviola é 10 vezes mais poderosa que a quimioterapia. A planta contém um princípio chamado acetogenina que mata vários tipos de "tumores mais rápido que o melhor remédio usados nos hospitais". Uma matéria veiculada algum tempo detalha essa nova descoberta. Veja adiante no vídeo.

 A graviola destrói várias espécies de câncer



1:http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/anonaceas.htm
créditos: flor da graviola: http://www.anonasbrazil.org/graviola_03.jpg ; fruto: http://www.anonasbrazil.org/materia_graviola_01.jpg

Um comentário: