segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vermelho medicinal

O urucuzeiro (Bixa orellana L.) é proveniente da Amazônia, podendo alcançar até 5 metros de altura. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames. Seus frutos são pequenas capsulas de cor marrom-avermelhadas que contém muitas sementes. Fonte de betacaroteno (também taninos, flavonóides, ácidos graxos), a planta age contra hemorragias, afecções renais e também é febrifuga. As suas folhas acalmam os enjôos da gravidez e suas raízes são digestivas. As sementes são expectorantes e laxativas. Os brotos do urucum tem a capacidade de desinflamar os olhos, através do compressas de seu chá. Combate também aftas, faringites e amigdalites. É eficaz na eliminação de manchas e verrugas (tintura das sementes aplicada sobre a pele elimina manchas brancas, verrugas, e rejuvenesce a pele); seu nome vem do tupi uruku, que significa vermelho.  No Brasil, a tintura de urucu (também conhecido como urucum)  em pó é conhecida como colorau, e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos. Em outras culturas chama-se: orleansstrauch (alemão), achiote ou onoto (espanhol), rocou (francês) e achiote ou annatto (inglês). É também conhecido como açafroa, uru-uva,urucuuba.

O pó do urucum está sendo testado ainda num tipo específico de condicionador de cabelo. A parceria surgiu de forma casual, num encontro na Rio-92 entre o então presidente da Aveda, Horst Rechelbacher, e o cacique Biraci Brasil que, à época, presidia a Organização dos Agricultores e Extrativistas Iauanauá do Rio Gregório. Numa reunião de representantes de organizações não-governamentais, o jovem e ambicioso líder dos iauanauá reclamou da falta de alternativas econômicas dos índios brasileiros.
Os iauanauá produzem em média três toneladas de urucum  por ano, num terreno de 13 mil hectares, dentro da reserva indígena do Rio Gregori. Os índios vendem as sementes por US$ 2,40 o quilo, mas o pó do produto é repassado à empresa americana por US$ 16 por quilo - preço do mercado internacional. O urucum produzido pelos iauanauá é considerado imbatível em grau de pureza. fonte: redetec.org

2 comentários:

  1. Interessante. Tb tenho ali uma planta medicinal que deita um liquido amarelo mas não sei o nome dela. Serve para ajudar na cicatrização de feridas.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! É incrível o que as plantas podem fazer para nosso bem-estar. Grata por sua visita. Volte sempre.
    Forte abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir