sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fedegoso: alivio nas dores menstruais

Essa planta  tem um cheiro desagradável, mas é apreciada por suas propriedades medicinais. Nos países latino-americanos as sementes torradas são usadas como substituto do café. É originaria da América Central e do Sul, com muitas variedades no Brasil. 

Da família das leguminosas, essa planta anual cresce até um metro de altura. Suas folhas são compostas e suas flores são amarelas e muito vistosas. O fruto é uma vagem comprida que contém duas fileiras de sementes de cor escura. As partes com propriedades medicinais são as raizes as folhas e as sementes.

As raizes do fedegoso, são na medicina popular, utilizada como antiespasmódicas, especificamente usadas no trato da dismenorréia. A infusão das sementes, além de serem utilizadas como substituto do café, são também utilizadas contra os transtornos da próstata.

As folhas tem a propriedade resolutiva, isto é, faz desaparecer as inflamações e  os inchaços, quando utilizadas em forma de cataplasma nos casos de edemas, contusões, entorses e furúnculos.

Outros nomes da planta: fedegoso-grande, pajamorioba, manjerioba, folha de pajé, no Brasil; fedegoso, mudanhoca em Portugal; Brusca, café negro, cafecillo em Espanha; Casse fétide, na França e coffe senna na Inglaterra.

Fonte: Enc. Pl. Medicinais; foto:http://www.jaymer.com/garden/cassia/occidentalis/hdw251098hb.jpg

Um comentário:

  1. ótimo, as pessoas precisam muito conhecer essa opção natural para cura.

    ResponderExcluir