segunda-feira, 7 de junho de 2010

Chicória, a amiga do fígado

É muito comum nas bermas (acostamentos) dos caminhos, ribanceiras e terrenos secos. Própria das zonas temperadas da Europa e da América, nos tempos de guerra e de escassez, na falta do  café, utilizava-se esta plantinha, talvez por ser tão abundante e barata. A Chicória (Chicorium intybus L.) é uma herbácea  vivaz, de caules retos, que costuma atingir de 50 a 60 cm de altura. Suas flores são de cor azul, e as pétalas terminam em cinco finas pontas; todas as partes da planta, incluindo o seu látex, têm sabor amargo.
Também conhecida como  Almeirão, Chicória-Brava, Chicória-do-Café, era conhecida desde o tempo dos Egípcios. Foi qualificada por  Galeno como amiga do fígado. Tanto suas raízes como as folhas contêm inulina e levulose, que são glícidos que favorecem as funções do fígado. Mas a maior parte das suas propriedades medicinais devem-se aos princípios amargos que contém, os quais atuam estimulando todos os processos digestivos.

No estômago atua como eupéptica, aumentando a secreção dos sucos gástricos. Por isso, para as digestões pesadas, dá mais resultado uma xícara de chicória depois da refeição, do que uma colherzinha de bicarbonato. Além disso, quando tomada antes das refeições, é um poderoso aperitivo, que abre o apetite das crianças e dos adultos.  No fígado, favorece a secreção da bílis (ação colerética), necessária para a digestão das gorduras. Além disso descongestiona o fígado.  No intestino, ativa os seus movimentos (ação laxante). Uma xícara de chicória pela manhã, em jejum, ajuda a vencer a preguiça intestinal e a prisão de ventre. É também vermífuga, ajudando a  expulsar os parasitas intestinais. A chicória possui ainda um suave efeito diurético e depurativo, pelo que se torna indicada nos casos de gota e artritismo, por meio de salada, do suco fresco ou de sua infusão.

Endívia e escarola

Endívia é também um dos nomes comuns para alguns tipos de chicória (Cichorium intybus). Existe alguma  confusão entre as designações vulgares de Cichorium endivia e Cichorium intybus.


A escarola,  chicória-lisa ou endívia de folha larga (var latifolia) possui folhas largas de cor verde-pálida e é menos amarga que as outras variedades.





Fonte:  Dr. Jorge Pamplona Roger - Enc. Plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário