quarta-feira, 9 de junho de 2010

O antitérmico da caatinga

Caatinga (do Tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o  bioma que se concentra na região nordeste do Brasil, ocupando 12% do território nacional, sendo um bioma exclusivamente brasileiro. O clima é quente com secas prolongadas que muito influenciam na vida do nordestino. A diversidade de espécies é menor, se comparados à Mata Atlântica e à Amazônia também.  Foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies na flora da caatinga, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas. Na vegetação da caatinga é comum árvores baixas, arbustos, cactos, etc. Entre as  potencialidades frutíferas da caatinga, se destacam o Umbú, o Araticum, o Jatobá, o Murici  e o Licuri. Dentre  as espécies medicinais, encontram-se a Aroeira, a Braúna, o Quatro-patacas, o Pinhão, o Velame, o Marmeleiro, o Angico, o Sabiá, o Jericó, entre outras.[1]

Já conhecida desde 1570 pelos indígenas como Mureci, é hoje mais  conhecida como Murici,  Murixi, e fruta de jacu. Murici (Byrsonima crassifolia, L. Rich), vem do Tupi-guarani e quer dizer “arvore pequena” . Da família botânica das Malpighiaceae, ela  atinge até 5 metros de altura, com flores amarelas (inflorescências), que aparecem na primavera. A cor amarela do fruto, quando madura (de dezembro a abril), chama a atenção, e apesar do tamanho pequeno, tem um  sabor e cheiro intensos e característicos, não se comparando a nenhum outro fruto.  Murici é uma fruta típica da caatinga que apresenta um sabor diferente, que lembra a do queijo. É consumida principalmente como suco, sorvete ou licor, sendo muito rico em Vitamina C. Contém ainda vitaminas B1, B2 e niacina, dentre outras.
                                                                 Foto wikipedia

 Ocorrem várias espécies de Murici  no Brasil: Murici do Cerrado – em todos os campos e cerrados; Canjoquinha ocorre nos campos de todo o Brasil, Murici guassú na Amazônia e Murici da Praia na mata atlântica do litoral.[2]

Propriedades medicinais da planta: [3]
Murici-da-Mata (byrsonima crispa), Murici-do-Campo (byrsonima spicata)  - sua casca é febrífuga, adstringente, tônica e útil para combater a tuberculose.

Murici-Vermelho 9byrsonima spicata) rica em corante e taninos, é também aproveitada nos cortumes. A casca e o fruto são adstringentes. Usam-se também nas diarréias e disenterias.



[1]-wikipedia
[2]-http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/murici/murici-5.php
[3]- Plantas medicinais - Balbach

Nenhum comentário:

Postar um comentário