sexta-feira, 11 de junho de 2010

Frutas Exóticas - Limão Kaffir

Da família das Rutáceas e originário da Indonésia,  o limão Kaffir (Citrus hytrix) é uma pequena árvore que atinge entre 1,80 a 5 metros, muito utilizada em paisagismo, podendo mesmo ser cultivada em vasos.

Suas folhas são utilizadas na culinária da Malásia, Tailândia, Camboja e Birmânia. As folhas e as cascas das frutas são usadas na culinária tailandesa para fazer o curry.

Rico em flavonóides e antioxidantes, o suco e as cascas são utilizadas na medicina popular na Indonésia, sendo denominado como "obat Jeruk" Citrus Medicinal. Ao  Kaffir está sendo atribuído a propriedade de inibir tumores. Na Malasia é usado para curar dores de estômago e dispepsia. O suco é expectorante e anticaspa.

O fruto não é consumido fresco, mas pode ser feito com ele conserva. Com o óleo essencial extraído de sua casca são feitos produtos cosméticos. O óleo da casca também tem forte propriedade inseticida. O suco é geralmente considerado como muito ácido para uso na preparação de alimentos, mas considera-se o seu uso como  limpador de roupas e cabelos, principalmente na Tailândia .


Adaptado:  http://www.doityourself.com/stry/kaffir-lime-citrus-hystrix-vs-key-lime-citrus-aurantifolia

Nenhum comentário:

Postar um comentário