Hoje, 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Instituto Nacional de Cardiologia, inicia a campanha "Faça um gol de placa, doe sangue!".
De 2a a 6a feira, quem quiser doar precisa comparecer ao hospital (Rua das Laranjeiras 374, Rj). Doar sangue é seguro, é um gesto de amor: não engorda, não emagrece, não engrossa nem afina o sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses e a mulher até 4 vezes ao ano. Em cada doação são coletados em bolsa específica ate 450 ml de sangue. Não é necessário estar em jejum. Basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não ter ingerido alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas na véspera.
Um transplante de coração pode consumir vinte bolsas de sangue. Cirurgias de alta complexidade, também consomem muitas bolsas, cerca de 400 bolsas/mês.
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) dão conta que 1,76% da população brasileira doa sangue regularmente, porém para que os estoques fiquem em um patamar satisfatório é necessário que pelo menos 3% dos brasileiros sejam fiéis doadores de sangue.
Parabéns Zizabra pelo post!!!Doar sangue é uma prova de amor.Eu o faço 2 x ao ano.
ResponderExcluirBjos